Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sesap consegue habilitação de 19 leitos no Hospital Santa Catarina


Portaria do Ministério da Saúde, com data de 15 de outubro, habilitou 19 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intermediários de Neonatal), no Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina), na zona norte de Natal, sendo 7 do tipo canguru e 12 neonatal. A habilitação gerou um montante de custeio para o Estado de R$ 591.300 por ano que será transferido do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Estadual de Saúde do RN.

Os recursos cobrem despesas com profissionais, medicamentos, insumos, dentre outras, garantindo definitivamente a continuidade do leito. Antes o custeio desses leitos ora habilitados era feito pelo próprio Estado, que agora vai poder destinar seus recursos para outras unidades.

O leito de UCI é considerado um leito de suporte por estar dentro da área estruturante da UTI. Destinada a pacientes com menor gravidade, porém precisando de cuidados contínuos, a UCI Neonatal é uma unidade semi-intensiva, destinada aos recém-nascidos com risco médio de complicações, enquanto a Unidade Canguru permitirá acolher a mãe e o filho, promovendo o contato pele a pele entre os dois (através do método canguru), com objetivo de aproximar, reforçar os laços de carinho, de cuidado, repouso e de permanência no mesmo ambiente até a alta hospitalar. 

Como o Hospital Santa Catarina é referência para urgência, emergência materno-infantil, além de gestação de alto risco, essa habilitação faz parte do Programa da Rede Cegonha ao qual está inserido, bem como também do Programa da Sesap de gestão e habilitação de leitos de UTI e UCI. A condução das habilitações de leitos de alta complexidade é feita pela Coordenação de Planejamento da Sesap que, atualmente, registra um quantitativo expressivo de leitos de UTI que já foram habilitados.

Por Assessoria Sesap/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário