Páginas

domingo, 13 de outubro de 2013

Governadora Rosalba Ciarlini oficializa abertura da 51ª Festa do Boi



A maior feira agropecuária do Rio Grande do Norte e uma das maiores do Brasil foi aberta oficialmente na noite deste sábado (12) pela governadora Rosalba Ciarlini. A Festa do Boi, realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, traz na edição de 2013 cerca de seis mil animais, estimativa de público de 500 mil pessoas durante os dez dias de evento e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 100 milhões.

A atual edição da feira agropecuária é a primeira em cinco anos realizada com o status de livre da febre aftosa com vacinação, patamar anunciado em setembro pelo titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. O fato garantiu a inclusão da feira neste ano no calendário oficial de eventos do MAPA.

No discurso de abertura, a governadora fez um balanço das ações do Governo do Estado, lembrando o trabalho integrado da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE) com a Emater e Idiarn, o que permitiu o desenvolvimento de uma base sólida para a convivência do homem do campo com a seca. Além disso, o esforço conjunto do Governo do RN e de órgãos ligados ao campo permitiu a grande imunização do rebanho potiguar, o cumprimento da etapas de vacinação, a inspeção e a consequente elevação de status em relação à febre aftosa.

“Esse trabalho refletiu a força do homem do campo, que resistiu com garra e determinação apesar da seca e das dificuldades. A abertura da Festa do Boi de 2013 mostra que o sentimento é de festa, mas também de grandes oportunidades e a chance de retomarmos os negócios”, disse a governadora.

Rosalba Ciarlini ainda falou sobre as iniciativas desenvolvidas pelo Governo como a aprovação pelo Chile da área livre da mosca da fruta, possibilitando a ampliação das exportações de frutas tropicais em mais de US$ 10 milhões por ano, e da assinatura do financiamento com o Banco Mundial, que garantirá soluções para os gargalos do setor agropecuário.

A chefe do Executivo Estadual ainda lembrou a universalização das políticas de oferta de água como a construção de 700 km de adutoras pelo RN, a construção de 17 mil cisternas, a assinatura da ordem de serviço para a barragem de Oiticica, a construção de 600 barragens subterrâneas e autorização, na semana que vem, de mais 1.600 barragens em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.

A governadora destacou também o incremento no Programa Garantia Safra, que atingiu a marca de 44 mil beneficiados na atual gestão, e chegará a 75 mil agricultores apoiados até 2014, bem como a distribuição de 7.800 toneladas de forragens, distribuição de sementes e de torta para alimentação dos rebanhos dos agricultores familiares.

O presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores, Marcos Aurélio de Sá, ressaltou o esforço do homem do campo em recompor os rebanhos, e apontou a Festa do Boi como o momento especial para isso. O titular da Anorc também observou a união de forças para o sucesso no enfrentamento a dois problemas principais nos últimos anos: a seca e a febre aftosa.

O secretário-adjunto de Estado da Agrcitultura, da Pecuária a e da Pesca, Tarcísio Bezerra Dantas, comentou que a parceria entre Governo do RN e Anorc garantiu a Festa do Boi 2013, e afirmou que a feira agropecuária é um “patrimônio do Rio Grande do Norte. Estamos todos de parabéns em poder realizar mais uma vez essa importante festa”, disse.

Ao final da abertura, Rosalba Ciarlini conheceu a estrutura da Festa do Boi 2013, andou pelos stands da Fazendinha Agropecuária e visitou os espaços montados pela Semarh, Ceasa, Seara, Emparn e Emater, além dos stands de empresas privadas e do Governo Federal.

Além da governadora e das autoridades mencionadas, a abertura da Festa do Boi contou com as presenças do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN, José Vieira; do diretor superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; dos secretários de Estado de Apoio à Reforma Agrária, Rodrigo Fernandes, e do Trabalho e da Assistência Social, Shirley Targino; do presidente da Ancoc, Alexandre Confessor; de Fabiana Lo Tierzo, diretora da área animal do Idiarn; do superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Roberto Linhares, e do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Por Redação Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário