Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Detran/RN aponta o uso de celular ao volante como infração habitual em Natal




Dados divulgados nesta terça-feira (22) pelo setor de Estatística do Detran/RN vêm confirmando que o uso do celular por pessoas ao dirigirem veículo automotor continua, desde 2012, sendo a segunda maior infração de trânsito cometida pelos motoristas natalenses em rodovias que cortam a cidade e se encontram sob jurisdição do Departamento. 

Durante este ano, até o dia de ontem (21), das 6.917 infrações computadas em Natal pelo Detran/RN, o delito de uso de celular ao volante já contabilizava 884 autuações, perdendo apenas para a desobediência de conduzir automóvel sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou permissão para dirigir, que registrava 980 violações. 

Trançando um paralelo entre o mesmo período do ano de 2012 (janeiro a outubro) com o de 2013 é possível enxergar uma redução considerável no tocante as desobediências notificadas por essa prática, porém o ranking total das infrações mostra que a insistência do motorista da capital em dirigir e fazer uso do celular permanece sendo responsável pela segunda maior transgressão ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Em 2012, até o final do mês de outubro, foram registradas em Natal 14.217 infrações. Desse total, 1.523 tiveram origem pelo uso de celular ao volante, que foi superada apenas pela transgressão de trafegar com velocidade superior a máxima em até 20%, com 3.810 notificações.

De acordo com o estatístico do Detran/RN, Michel Platini, os números divulgados são restritos as áreas de fiscalização de competência da instituição, a exemplo das avenidas Engenheiro Roberto Freire (zona Sul) e João Medeiros Filho (zona Norte). “Certamente a quantidade de infrações é bem maior se contabilizarmos as notificações registradas pelo órgão municipal de fiscalização de trânsito de Natal”, disse.

A utilização do celular pelo motorista em todo país se configura como uma infração recorrente, que motivou o Governo Federal a sugerir e efetivar campanhas educativas de conscientização através do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada). A campanha denominada “Trânsito sem celular, Atenda esse chamado. Seja você a mudança no trânsito” vai ser veiculada nas várias mídias, buscando atenuar o perigoso hábito de utilizar o celular no trânsito.

Desde outubro de 2010, o Brasil tem mais celulares do que pessoas. Atualmente, para cada 100 habitantes no país, há aproximadamente 135 celulares, e esses números se refletem em várias áreas, mas mais especificamente no trânsito.

Por Assessoria Detran/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário