Páginas

domingo, 21 de agosto de 2016

TRE prepara 7.240 urnas para as eleições no RN



As 7.240 urnas eletrônicas a serem utilizadas nas eleições municipais deste ano, em Natal e no interior do Estado, estão passando por manutenção no Centro de Operações da Justiça Eleitoral, na rua da Torre, Tirol, próximo ao Parque das Dunas. "Estamos fazendo uma manutenção preventiva e testes exaustivos dessas urnas para identificar possíveis defeitos, há tempo de corrigi-las antes de encaminhá-las às 69 Zonas Eleitorais do Rio Grande do Norte para a sua preparação", informou Tyronne Dantas de Medeiros, que é coordenador de Logística de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).
Tyronne Dantas reforçou que "as urnas estão vazias e passam apenas por testes funcionais dos seus equipamentos internos". Posteriormente, elas serão remetidas às vésperas das eleições para as 69 Zonas Eleitorais do Rio Grande do Norte, onde serão preparadas para o pleito municipal de 2 de outubro.
"Vamos fazer a geração das mídias e a carga de aplicativos, que é inserir os dados das eleições nas urnas eletrônicas", continuou ele, em relação a informações como nomes, números e fotografias dos candidatos a prefeito e vereador nas urnas, no período de 21 a 23 de setembro, nas 64 Zonas Eleitorais do interior do Estado, e nos dias 15 e 16, 19 e 20 do próximo mês nas cinco ZEs de Natal. "Esse é um dos períodos mais importantes das eleições, depois da preparação as urnas serão lacradas e só vão ser manuseadas na data da eleição", explicou.
Segundo Dantas, os mesários que vão atuar nas eleições passarão por treinamentos entre os dias 12 e 20 de setembro, no interior e a partir da quartafeira (24) e até o fim de setembro, em Natal.
Dantas informou, ainda, que nos dias 22 e 23 de setembro será treinado o pessoal de apoio, que é contrato pela Justiça, em cinco polos - Caicó, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros e Santo Antonio, enquanto nos dias 24 e 26 serão treinados os chefes de cartórios eleitorais: " Concomitantemente, ele vão auxiliar procedimentos nos cartórios eleitorais, inserção de dados, preparação de material das eleições, inclusive as urnas eletrônicas e sistemas eleitorais".
Dantas também informou que o TRE-RN recebeu 1.815 urnas novas, "que foram certificadas e passam também por manutenção", as quais os partidos terão a oportunidade de verificar se "os programas que estão rodando são os mesmos que foram lacrados em Brasília".
O coordenador de Logística de Eleições do TRE-RN disse, ainda, que as eleições deste ano vai contar com 7.195 seções operacionais, e que do total de 7.240 urnas, uma parte será de contingencia e outra de reserva. "No período em que se está preparando as urnas, usa-se a reserva para o caso de algumas urnas apresentarem defeitos, apenas substitui e dá carga na urna reserva".
A urna de contingência é aquela, explicou Dantas, que está preparada e pronta pra funcionar dentro da Zona Eleitoral. "Depois de preparadas as urnas de contingência, e na véspera da eleição ocorrer a instalação e não houver nenhum problema, a gente transforma as reservas, que estão vazias, em urnas de contingência para ficar com o máximo de urnas e evitar que se vá para uma eleição manual.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA FEMURN

Nenhum comentário:

Postar um comentário