Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Escola de Comunicação forma terceira turma





Mais uma turma conclui o Curso de Comunicação para a Pastoral, oferecido pela Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal (ECAN), em parceria com a Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales. 

No último dia 13, cada aluno apresentou um projeto, na área de comunicação, para, posteriormente, colocá-lo em prática, na paróquia onde atua. 

No domingo, 14, às 9h, foi celebrada missa em ação de graças pela conclusão do curso, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, presidida pelo Padre Flávio Herculano. Logo após, no Centro Pastoral Dom Heitor Sales, houve entrega de certificados e confraternização. Esta foi a terceira turma a concluir o Curso.

As matrículas para a próxima turma serão abertas dia 19 de fevereiro, na sala da Pastoral da Comunicação, situada no Centro Pastoral Pio X (subsolo da Catedral), no horário das 8 às 12h e das 13h30 às 17 horas. 

No ato da inscrição é necessário apresentar uma cópia do certificado de ensino médio ou graduação, uma cópia do RG e do CPF e uma foto 3×4. 

A taxa de inscrição é de trinta reais. O curso é oferecido para agentes da Pastoral da Comunicação e de outras pastorais e demais pessoas interessadas.

As aulas acontecem uma vez por mês, sempre num final de semana. As primeiras aulas estão agendadas para os dias 14 e 15 de março. Durante o ano, os alunos participam de aulas de Pastoral da Comunicação, Metodologia de Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, Expressão Oral e Escrita, Comunicação na Liturgia, Rádio, Jornal Impresso, Técnicas da Informação e da Comunicação e Convergência Digital, Produção de Vídeo, Comunicação Pessoal e Grupal, Marketing, Fotografia e Assessoria de Comunicação. 

No decorrer do ano, cada aluno deve elaborar um projeto para apresentar no final do curso e, posteriormente, executá-lo na paróquia ou comunidade onde atua. 

Os alunos que cumprem todas as etapas do curso recebem, no final, um certificado emitido pela Faculdade Dom Heitor Sales, no nível de extensão universitária.

Os interessados podem obter mais informações com a coordenação arquidiocesana da Pascom, pelo telefone 3615-2800 ou pelo e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.


Fonte:http://arquidiocesedenatal.org.br/

Último dia de atendimento bancário de 2014 será amanhã




Quem quiser pagar contas ou boletos ainda este ano só tem até amanhã (30) para ir aos bancos. 

No dia 31 de dezembro não haverá atendimento ao público nas agências e só serão feitas operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques e outros papéis, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Já o dia 1º de janeiro é feriado bancário federal, sem atendimento ao público. 

Além disso, a data não é considerada dia útil para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil.

As contas com vencimento nesses dias podem ser pagas no primeiro dia útil de 2015, sexta-feira (2), sem cobrança de juros ou multas. 

A regra está na Lei 7.089/83, que proíbe a “cobrança de juros de mora, por estabelecimentos bancários e instituições financeiras, sobre títulos de qualquer natureza, cujo vencimento sábado, domingo ou feriado, desde que quitado no primeiro dia útil subsequente”.

No dia 2 de janeiro, as agências bancárias funcionarão normalmente para atendimento ao público, segundo a Febraban. 

Os caixas eletrônicos e os serviços de internet banking serão mantidos normalmente todos os dias.

Com o calendário de funcionamento dos bancos nos últimos dias do ano, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ficar atentos porque têm até amanhã para a comprovação de vida e renovação da senha na rede bancária. Se isso não for feito, o benefício será suspenso. 

Fonte:http://www.ebc.com.br/

Mensagem de fim de ano do Deputado Felipe Maia


domingo, 28 de dezembro de 2014

Ministro dos Transportes vem ao RN para visitar obras do governo




A senadora eleita Fátima Bezerra integrará a comitiva do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, nesta segunda-feira (29), durante visita a três importantes obras do Governo Federal no Rio Grande do Norte. 
O auxiliar da presidenta Dilma Rousseff inaugurará duas delas – a pavimentação asfáltica do trecho da BR-110, que liga Mossoró ao município de Campo Grande; e da rodovia 226, no trajeto entre Patu e Pau dos Ferros [incluindo a área de integração do RN com os estados do Ceará e Paraíba]. 
E assinará, em Natal, na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a ordem de início das obras remanescentes do lote 1 da BR-101.
Em novembro deste ano, a deputada federal Fátima Bezerra solicitou ao titular da pasta dos Transportes uma visita in loco às estruturas em andamento no Rio Grande do Norte. 
O investimento do Governo Federal com as três obras no estado potiguar supera os R$ 312 milhões. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A deputada Fátima Bezerra destacou a relevância das obras, esperadas há anos pelos moradores das regiões beneficiadas. “Mais uma luta que valeu a pena porque será de grande valia para as populações contempladas”, enfatizou a parlamentar. Esta foi mais uma das reivindicações da bancada federal do RN, que teve a deputada, hoje senadora eleita, como uma das principais vozes.

Pavimentação asfáltica
O trecho que liga Mossoró a Campo Grande teve os 73km de extensão asfaltados e devidamente sinalizados, assim como a BR-226, que liga Patu a Pau dos Ferros (integração RN/CE). Os dois percursos contam, a partir de agora, com mais segurança e comodidade para os motoristas e transeuntes que utilizam a rodovia.

BR-101
A deputada Fátima Bezerra destacou a alegria de participar do ato que simbolizará o início das obras complementares da BR 101 – compostas por 6 viadutos e uma passagem inferior – e da construção do Viaduto da avenida Maria Lacerda. “Uma luta de mais de 40 anos, finalmente atendida agora com a assinatura da ordem de serviço, pelo ministro”, frisou a parlamentar, que é autora de emenda parlamentar ao PPA [Plano Plurianual] de 2012/2015 para previsão da estrutura.
A comitiva do ministro inclui ainda o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio de Freitas; e o superintendente do órgão no RN, Walter Fernandes. A governadora Rosalba Ciarlini; o governador eleito, Robinson Faria; deputados da bancada federal do RN e outras autoridades foram convidados para participarem das atividades do ministro.
Fonte:http://www.defato.com/

Morre , vítima de infarto, o radialista Chudmilson Souza, da Rádio Cidade FM



O radialista Chudmilson Souza, da Rádio Cidade FM, morreu na tarde deste domingo, vítima de um infarto agudo no miocárdio. 
Ele comandava o programa ‘Amor sem Fim’ e era o locutor das manhãs na emissora.
Segundo o colega de profissão, Tim Kawasaki, ontem, ‘Chud’, como era mais conhecido, trabalhou normalmente e gravou para o programa Sem Censura, da TV União.
Chudmilson trabalhou por cerca de 15 anos na Rádio Cidade FM, mas já havia trabalhado na FM Cidade do Rio de Janeiro, no tempo do programa ‘Só se for Dance’ .
Segundo a jornalista Thaisa Galvão, a morte do mais antigo locutor da 94 FM (Cidade), Chudmilson de Souza, pegou a família Azevedo, proprietária da emissora, de surpresa.
“Estamos realmente muito consternados. Que Deus o acolha na sua grandeza, e que conforte a sua família e amigos nesse momento de dor. Papai e todos nós estamos muito tristes, consternados e por demais chocados, pois Chudmilson de Sousa era o locutor mais antigo da Rádio Cidade e um grande amigo da família Azevedo”, disse ao Blog, Haroldo Filho.
Ele disse que, por determinação de Haroldo Azevedo, que está muito chocado, o diretor da rádio, Carlo Bastos está tomando todas as providências junto à família de Chudmilson.
O locutor havia falado pelo telefone com a mãe na hora do almoço. Logo depois a mãe ligou e ele não atendeu.

Como ela tem a chave do apartamento onde ele mora desde que se separou da mulher, foi lá e o encontrou sentado na cabeceira da cama com a cabeça caída para um lado.

O Samu chegou a ser chamado mas confirmou que ele já estava morto.
6i67i46i
NOTA DE FALECIMENTO
A Família RÁDIO CIDADE , a 94 FM, comunica com pesar o falecimento do seu locutor CHUDMILSON DE SOUSA, ocorrido na tarde deste Domingo.

Assim que tivermos maiores informações sobre o velório e sepultamento informaremos em nossas redes sociais e na programação da Rádio Cidade.
Na oportunidade, prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares



 Fonte: Com informações do Blog Thaisa Galvão

sábado, 27 de dezembro de 2014

Prefeitura do Natal adere à Rede GigaNatal




“A administração municipal da um grande passo para a modernização dos seus processos com a assinatura desse contrato”, foi com essas palavras que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, celebrou, na tarde desta sexta-feira (26), no SalãoNobre do Palácio Felipe Camarão, o contrato com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a disponibilização do acesso para o município a Rede GigaNatal que aumentará a capacidade dos sistemas de tecnologia de informação da Prefeitura, melhorando significativamente o acesso as informações da gestão para os servidores e principalmente para o cidadão. A reitora da UFRN, Ângela Paiva, participou da solenidade.

Atualmente, a administração municipal paga a uma operadora para usar a sua rede e o custo desses serviços irá diminuir em dois terços quando todas as secretarias municipais estiverem integradas à Rede GigaNatal. Além disso, a capacidade máxima dos sistemas municipais aumentará em trinta vezes. A Rede GigaNatal foi desenvolvida por profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e já funciona com uma rede de fibra ótica com 40 quilômetros de extensão. A adesão da Prefeitura a esse sistema permitirá a melhoria dos serviços do poder público municipal como um todo. As principais áreas que ganharão com a adoção da Rede GigaNatal estão relacionadas a arrecadação de tributos, segurança, transporte público e saúde. 

Carlos Eduardo foi taxativo ao afirmar que a assinatura do contrato com a UFRN significou muito para a Prefeitura, já que o novo sistema é mais ágil, moderno e funcional. O chefe do executivo municipal disse ainda que essa gestão tem um compromisso claro e concreto de facilitar a vida do cidadão e a Rede GigaNatal vai simplificar o acesso do natalense aos serviços oferecidos pelo governo municipal. “Estamos dando um passo muito importante, pois com essa tecnologia iremos ganhar em competitividade e rapidez”, apontou.

O prefeito complementou a sua fala dizendo que em 2015 a parceria tecnológica com a UFRN irá avançar ainda mais, já que está em fase de elaboração o Plano de Integrado da Região Metropolitana. O contrato assinado nesta sexta também prevê a prestação de serviços de operação e manutenção da Rede Metropolitana da Prefeitura do Natal, denominada Rede MetroNatal. Para Carlos Eduardo, as dez cidades que formam a região metropolitana não podem mais se desenvolver de forma improvisada e circunstancial e esse projeto promete integrar todas essas políticas nas áreas de transporte, saúde, segurança e educação.

Ângela Paiva louvou a atitude e a sensibilidade do prefeito Carlos Eduardo em determinar a adesão da gestão a Rede GigaNatal, vez que essa proposta já havia sido apresentada pela Universidade outras vezes, mas não houve retorno por parte da antiga gestora da cidade. Para a reitora, a assinatura desse contrato estabelece cada vez mais a importância da UFRN para o desenvolvimento social e econômico da capital potiguar com a otimização e aperfeiçoamento das gestões públicas. “Nós somos construtores do conhecimento e o nosso maior desafio é levar para fora dos muros da Universidade as soluções desenvolvidas aqui, por isso, quando firmamos uma parceria dessa natureza nos sentimos honrados em contribuir para termos uma cidade melhor para todos”.

O sistema já está sendo operado normalmente pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) e até o final de 2015 toda a estrutura administrativa da Prefeitura estará integrada a Rede GigaNatal.


Fonte:http://natal.rn.gov.br/

Shows do Som da Mata no último sábado e domingo de 2014

                                     Arquivo Som da Mata




A produção do projeto Som da Mata resolveu presentear seus amigos e seguidores com uma apresentação dupla no último final de semana do ano.

Neste sábado, às 16h30, sobe ao palco Diogo Guanabara & Macaxeira Jazz, aproveitando a estada em Natal do guitarrista Marco da Costa, companheiro de início de formação do grupo, que reside atualmente na Áustria. 

As distâncias trans continentais serão vencidas proporcionando uma excelente ocasião para assistir a banda em sua formação completa.

No domingo, no horário de sempre,  será a vez de encerrar o ano com chave de ouro com a apresentação da Big Band Jerimum Jazz e seu estilo musical muito popular entre os anos 20 e 40, criada na Escola de Música da UFRN no ano de 1998, e organizada pelo professor Ranilson Bezerra de Farias com o objetivo de dar suporte aos cursos Técnico e Bacharelado.

Dessa forma, o projeto despede-se de 2014 com o melhor da música instrumental que é produzida no nossa cidade.

O Som da Mata acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Programa Unimed Cultural, além do apoio do Governo do Estado através do Idema, que cede o espaço onde acontece o evento.

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Governo antecipou salários de aposentados e pensionistas nesta sexta-feira, 26



O Governo do Estado creditou os salários de todos os aposentados e pensionistas nesta sexta-feira, 26. 

Os valores já foram creditados e começaram ser sacados por essa parcela dos beneficiários no meio da tarde. "Sempre quis fazer esse gesto por quem tanto trabalhou e merece receber antes, mas não conseguia devido ao défict previdenciário que tínhamos, compensado agora com a unificação dos fundos", declarou a Governadora Rosalba Ciarlini. 

O salário dos servidores ativos será creditado no último dia útil de dezembro. 


Fonte:http://www.rn.gov.br/

Passagem de ônibus sobe para R$ 3,50 em SP, mas estudante terá passe livre





A partir de 6 de janeiro de 2015, a tarifa dos ônibus municipais passará de R$ 3 para R$ 3,50 para pagamento na catraca. O valor do Bilhete Único Integrado com o Metrô e os trens da CPTM será de R$ 5,45.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad comunicou hoje (26) à tarde à Câmara Municipal sobre as tarifas. 

O valor foi mantido para o Bilhete Único Mensal, Semanal e Diário, ou seja R$ 140, R$ 38 e R$ 10, respectivamente. O Bilhete Único Mensal Integrado, para quem utiliza trem, metrô e ônibus também se manteve em R$ 230 mensais.

A prefeitura informou que implantará o passe livre para estudantes das redes públicas de educação e do ciclo básico (fundamental e médio). Também serão beneficiados estudantes de nível superior, por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou cotas raciais ou sociais.

Estudantes de escolas privadas do ciclo básico ou do ensino superior que não sejam atendidos por programas sociais do governo federal continuam com 50% de desconto na tarifa. Idosos com mais de 60 anos também estão isentos.


Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Psiquiatra alerta para perigos do excesso de álcool nas festas de fim de ano



cerveja
De 2006 a 2012, uso do  álcool aumentou  mais  entre mulheres que entre homensArquivo/Agência Brasil

Época de emoções e também de excessos, principalmente de álcool, as festas de final de ano acendem um alerta vermelho que deve ser  levado em conta pelos cidadãos, recomendou o presidente da Associação Brasileira de Alcoolismo e Outras Drogas (Abrad), psiquiatra Jorge Jaber Filho.

Em entrevista hoje (26) à Agência Brasil, Jaber informou que, do ponto de vista fisiológico, o ser humano tem necessidade de algumas substâncias químicas no cérebro, que são os neurotransmissores, que se assemelham às moléculas das drogas, como o álcool, o tabaco, a cocaína, a maconha.

“Há uma tendência na vida das pessoas, que se radicaliza nesse momento de datas festivas, de haver falta dessa substância no cérebro. Aí, a pessoa  toma alguma substância, como o álcool, que é um estimulante em pequenas doses, mas que, se tomado em excesso, acaba produzindo o efeito inverso. Em vez de um estímulo ao sistema nervoso central, ela passa a ter uma inibição desse sistema, fazendo com que aumente ainda mais a depressão, decorrente muitas vezes da lembrança de pessoas queridas que não estão mais presentes”, disse o psiquiatra.
Segundo Jaber, há uma inversão de valores nas festas de fim de ano, com crescimento do aspecto mais materialista da data, e não dos valores espirituais. “Assim, as pessoas acabam abusando dessas substâncias, que adicionam no organismo, como adicionam comidas”. Ele explicou que, a partir daí, há um abuso que pode ser o fator determinante de doenças como alcoolismo e dependência química.
O psiquiatra salientou que, nessa época, costuma aumentar o número de internações tanto em hospitais de pronto-socorro como em clínicas psiquiátricas. “A situação da saúde pública ainda não conseguiu resolver a questão de leitos hospitalares e, em relação à saúde mental, vigora a política da redução do dano. Ou seja, a pessoa pode usar [álcool, no caso], desde que não cometa atos que piorem a sua vida”. Segundo ele, o Brasil está experimentando esse tipo de política, mas, aparentemente, não tem tido o sucesso esperado. Isso é constatado pela existência de cracolândias, áreas onde se reúnem centenas de pessoas drogadas, principalmente nas grandes metrópoles.
Jaber lembrou que quase todas as pessoas que usam álcool começaram usando tabaco e daí passaram para a maconha. “Quase todos os que usam maconha começaram com tabaco ou álcool. Essas três drogas são fundamentais para levar ao uso da cocaína.”
De acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), feito pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas da Universidade Federal de São Paulo, a proporção de bebedores frequentes (que bebem uma vez por semana ou mais) subiu 20% no país entre 2006 e 2012, passando de 45% para 54%. A expansão entre as mulheres (34,5%) foi maior do que entre os homens (14,2%), no período pesquisado.
Em termos de concentração do consumo de álcool, o levantamento mostra que 20% dos adultos brasileiros que mais bebem ingerem 56% de todo o álcool consumido. A pesquisa revela ainda que quase dois de cada dez bebedores apresentaram critérios para abuso ou dependência de álcool e que 32% dos adultos que bebem relataram não terem sido capazes de parar depois que começaram a beber.
O levantamento constatou também a relação entre abuso de álcool e depressão. Dos 5% de brasileiros que tentaram tirar a própria vida entre 2006 e 2012, em mais de dois de cada dez casos, o que equivale a 24%, a tentativa estava relacionada ao consumo de bebidas alcoólicas.
Para o presidente da Abrad,  a tendência é aumentar o uso de álcool no Brasil. “O que nós temos visto é um aumento do custo na saúde pública da liberação do álcool para menores de 18 anos. E isso leva a um abuso cada vez mais cedo nos jovens, gerando alterações físicas e mentais muito importantes”. Jaber criticou a falta de fiscalização na venda de bebidas para crianças e adolescentes, principalmente em postos de gasolina, onde os jovens compram suco ou refrigerante e tomam misturado a álcool. “Todos veem isso acontecer e não há um efetivo combate  a essa prática.”
O psiquiatra ressaltou que não há distinção de classe social ou de nível socioeconômico entre os bebedores de álcool no país. “Os mais abastados costumam misturar vodca com bebidas energéticas ou cafeínicos, enquanto os menos abastados procuram tomar cerveja com cachaça  ou fazer essas misturas chamadas batidas, que misturam cachaça com refrescos ou refrigerantes”. Ele destacou ainda que, nas comunidades carentes, a situação econômica favorece a venda de substâncias ilícitas, como o álcool, entre menores de idade. (Alana Gandra).

Fonte;http://agenciabrasil.ebc.com.br/

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Faculdade Dom Heitor Sales forma primeira turma de Filosofia

                                                                                                                               (Foto: Nadja Lira)


A primeira turma do Curso em licenciatura em Filosofia, oferecido pela Faculdade Dom Heitor Sales, conclui os estudos, neste mês de dezembro. A formatura está prevista para o Mês de janeiro de 2015.
A Faculdade também está com inscrições aberturas para o próximo processo seletivo. As inscrições podem ser feitas até 20 de janeiro, das 14 às 19 horas, na secretaria da Faculdade, situada na Av. Câmara Cascudo, 390, na Cidade Alta, em Natal. A prova do Processo Seletivo 2015.1 para Ingresso aos Cursos de Teologia e Filosofia abrangerão os conhecimentos de Língua Portuguesa, História, Geografia e Redação, com duração de quatro horas, será feita no dia 24 de janeiro, com inicio às 8h30.


Fonte:http://arquidiocesedenatal.org.br/

Processo licitatório é encerrado com economia de R$ 10 milhões para a Urbana

                                                                                                Foto: Alex Régis


Após dois anos de intenso trabalho, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) anunciou as empresas vencedoras no processo licitatório de limpeza pública do município, referente aos lotes 01, 02 e 03, nesta segunda-feira (22), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Abertos os envelopes com as propostas de preço, as empresas ganhadoras foram Marquise (lotes 01 e 03) e Vital (lote 02). No total, cinco empresas apresentaram envelopes com as propostas de preço que foram analisadas pela Comissão de Licitação. O preço final ficou R$ 10 milhões abaixo do estabelecido no edital.

Agora, será cumprido o prazo de cinco dias para as empresas que por ventura se sentirem prejudicadas possam recorrer da decisão. Caso não haja contestação, os contratos serão assinados e as empresas terão que comprovar sua capacidade de realização, cumprindo as exigências do contrato, que, entre outras, são licenciamento ambiental, idade dos veículos, infraestrutura básica e contratação de pessoal. Após essa etapa, a ordem de serviço será emitida. 

Pela experiência do presidente da Urbana, Jonny Costa, até o final de janeiro de 2015 os trâmites burocráticos serão concluídos. Conforme o gestor, o sentimento é de dever cumprido. Ele destacou o rigor e a transparência na condução do processo. “Foram dois anos de batalha, e hoje concluímos o processo. A economia para o município com o critério do menor preço será de quase R$ 10 milhões”, assinalou Jonny Costa. 

O edital da limpeza pública foi dividido em três lotes. O primeiro, agora sob a responsabilidade da empresa Marquise, contempla os serviços nas zonas Norte e Oeste, e tem o valor de R$ 137.667.123,28 milhões, nos cinco anos de vigência do contrato. A empresa Vital, vencedora do lote 02, cobrirá as zonas Sul e Leste, com contrato no valor de R$ 166.301.970,00. Já o terceiro lote, no valor de R$ 57.271.939,80 milhões, ficará com a Marquise também, responsável pela aquisição de equipamentos e a administração da estação de transbordo. Os contratos totalizam R$ 361.241.033,08 milhões, com um período de vigência de 60 meses (5 anos).

Ainda segundo, Jonny Costa, as empresas vencedoras irão começar as atividades em fevereiro do próximo ano. Entre o atual edital e o anterior, que foi suspenso, foram alterados os pontos sobre resíduos domiciliares e comerciais, com mini basculantes, escavadeira hidráulica, caminhão munck e retroescavadeira. 

Foi retirado também o item relacionado à roçagem mecanizada com roçadeira costal. Outra novidade é referente aos caminhões que fazem coleta de lixo residencial. Os automóveis serão equipados com aparelhos GPS, e o contribuinte poderá acompanhar, via internet, os seus deslocamentos.


Fonte:natal.rn.gov.br

Assembleia aprova OGE 2015 e entra em recesso



Os deputados aprovaram o Orçamento Geral do Estado (OGE) 2015 nesta segunda-feira (22). 

O orçamento total é de R$ 12,3 bilhões. Foram aprovadas 330 emendas, entre individuais e coletivas. 
As emendas coletivas representam R$ 71.752.000,00 e as individuais R$ 43.200.000,00. A margem de remanejamento aprovada pelos deputados é de 15%.
            Com a aprovação do orçamento, os deputados estaduais entram em recesso e já tem data para voltar a se reunir: dia 1 de janeiro, para dar posse ao novo governador, Robinson Faria (PSD). A solenidade será às 16h, no Centro de Convenções de Natal.
O relator do orçamento, deputado José Dias (PSD), disse que as emendas coletivas foram em menor número do que as do ano anterior, mas contemplaram as necessidades que foram negociadas com todos os poderes. 
“Não invadimos nenhuma outra dotação, só tocamos na reserva de contingência”, disse o relator.       José Dias disse que não foi possível modificar a previsão de receita, tendo em vista a perspectiva de crescimento de 3,8% da economia brasileira.
“É quase um consenso dos analistas esse índice. Esse orçamento fecha nominalmente, como uma peça de balanço, em que a receita e as despesas são iguais, mas temos absoluta confiança de que as despesas que se realizarão no ano que entra e são esperadas são bastante superiores ao orçamento previsto”, disse.
Debate
       No debate da matéria, o deputado Fernando Mineiro (PT) questionou que deve ser modificada a metodologia da elaboração do Orçamento, pois de outra forma a  aprovação ficará sendo uma peça inócua,  só no faz de conta. 
“É preciso  que seja discutida a execução do orçamento”, afirmou. 
O relator da matéria, deputado José Dias (PSB), discordou da posição do colega, e explicou que votação e execução do orçamento são coisas distintas.
Hermano Morais (PMDB)  desistiu de pedir destaque para a votação do percentual de remanejamento de 15%, tendo em vista, ser este o índice concedido a cada primeiro ano de um novo governo. Em suas considerações, o deputado Fábio Dantas (PC do B) disse que, na realidade, o governo vai dispor de algo em torno de R$ 10 bilhões, pois mais de R$ 5 bilhões vão para as  despesas com  pessoal e encargos sociais. 
“A Assembleia cumpriu com o seu papel ao reduzir o valor das emendas individuais para R$ 1,8 milhão”, disse o deputado George Soares (PR).
Emendas coletivas
            Foram aprovadas emendas destinando recursos para despesas com pagamento de pessoal da Secretaria de Educação do RN (implantação do piso salarial dos professores); Recursos para ações de saúde nos diversos municípios; pavimentação e drenagem de águas pluviais em municípios da região Oeste; Emendas para manutenção dos poderes: Legislativo, TJRN e Procuradoria Geral de Justiça; Emendas para as instituições Liga Norte-Riograndense contra o Câncer, Instituto Juvino Barreto, Grupo Reviver Natal, obras de restauração da Catedral Metropolitana de Natal e obras no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz.
Plano de cargos
            Os deputados estavam na expectativa de votar o plano de cargos e salários dos agentes penitenciários, mas este não foi enviado à Casa. 
A sessão plenária foi suspensa para que os líderes partidários decidissem sobre a dispensa de tramitação, caso o projeto chegasse a tempo. Foi quando o líder governista, deputado Getúlio Rêgo, informou que o governo, a nove dias do término da gestão, não se sentia à vontade para encaminhar a matéria. 
O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta, se comprometeu, em seu nome e no dos demais votados, em votar favorável a matéria, tão logo ela seja encaminhada pelo novo governo, inclusive se vier com a convocação extraordinária, que deverá ocorrer em janeiro.
Fonte:http://www.al.rn.gov.br/

Governadora entrega reforma do Hospital Rafael Fernandes



Ivanízio Ramos


A Governadora Rosalba Ciarlini fez a entrega oficial da obra de reforma do Hospital Rafael Fernandes em Mossoró, na manhã desta sexta-feira (22), juntamente com o  Secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, e a Secretaria Estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto.

O Hospital, destinado ao atendimento de pacientes com doenças infectocontagiosas, passou por uma readequação e ampliação para proporcionar mais conforto e beneficiar mais pessoas. 

Agora são 40 leitos, 24 a mais que antes. Desses leitos, 10 poderão servir de retaguarda para a clínica médica do Hospital Regional Tarcísio Maia.

"Chegamos hoje a mais um momento que simboliza o quanto nos dedicamos mesmo com as dificuldades. Entregamos as instalações físicas do Rafael Fernandes melhor e maior; e podemos dizer que a saúde do Rio Grande do Norte como um todo está assim, assumimos em meio a muito descrédito, fruto de sucessivos escândalos, mas enfrentamos os obstáculos e reformamos 12 hospitais. 

Estamos deixando R$ 20 milhões em equipamentos já licitados, além do projeto do Hospital Escola Materno Infantil que vai ser construído no Campus da UERN com recursos do RN Sustentável", declarou a Governadora.

A reforma promoveu melhorias no ambulatório, enfermaria, cozinha e refeitório, nas salas de fisioterapia e psicologia, no Serviço de Atenção Especializada (SAE), além da fachada, calçadas e acessos, pintura e limpeza. 
"Quero registrar o que pude testemunhar nesses quatro anos do Governo Rosalba Ciarlini: uma gestora que tem compromisso com a população que leva consigo a vontade de servir e fazer mais, por isso deixa a área da saúde totalmente diferente de quando assumiu", disse o Secretário Estadual de Saúde.

A entrega do serviço foi acompanhada pela Diretora Geral do Hospital Rafael Fernandes, Amélia Queiroz, do Reitor da UERN, Pedro Fernandes, do Diretor do Procon Estadual, Ney Lopes Júnior, e do Secretário Estadual de Comunicação, Paulo Araújo.

O Rafael Fernandes atende pacientes de 55 municípios e também de estados vizinhos que necessitam de internamento em virtude de doenças como AIDS, tuberculose, hepatite, hanseníase, calazar e meningite.

A reforma foi executada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e representa um investimento de R$ 1.770.699,00

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Acordo de líderes garante aprovação do relatório final do orçamento na CMO



O senador Romero Jucá (relator) e o deputado Devanir Ribeiro (presidente) durante reunião da Comissão Mista de Orçamento para votar os relatórios setoriais do orçamento de 2015 (Fabio Rodrigues Pozzebom /Agência Brasil
Para o senador Romero Jucá, a proposta orçamentária aprovada pela comissão é factível de ser cumprida em 2015 Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil



A proposta orçamentária para 2015 está pronta para ser votada no plenário do Congresso Nacional a partir de fevereiro do ano que vem. 

O parecer final apresentado na noite de hoje (22) pelo relator-geral, senador Romero Jucá (PMDB-RR), acaba de ser aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), após acordos entre líderes da base aliada e da oposição.

Romero Jucá adiantou que a proposta a ser levada à votação ao plenário do Congresso Nacional é factível para ser cumprida no ano que vem. 

A proposta orçamentária para 2015 é R$ 2,96 trilhões.


A proposta orçamentária para 2015 está pronta para ser votada no plenário do Congresso Nacional a partir de fevereiro do ano que vem. 

O parecer final apresentado na noite de hoje (22) pelo relator-geral, senador Romero Jucá (PMDB-RR), acaba de ser aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), após acordos entre líderes da base aliada e da oposição.

O relator informou que manteve as emendas individuais apresentadas por deputados e senadores, utilizando aproximadamente R$ 2,4 bilhões para atendimento às emendas de bancadas. 

Ele destacou que, até fevereiro, as bancadas que não apresentaram emendas poderão fazê-lo para que ele apresente um adendo para votação em plenário.

Jucá disse, ainda, que utilizou recursos à disposição do relator para destinar R$ 3,9 bilhões para compensar perdas decorrentes da Lei Kandir.


O parlamentar acrescentou que usou partes dos recursos para arredondar o valor do salário mínimo para R$ 790, a partir de 1º de janeiro, recompor verbas das Forças Armadas para projetos estratégicos e para fortalecer a Polícia Federal e de outros órgãos.

Ainda de acordo com o relator, o Orçamento é factível e será cumprido. Segundo ele, embora a peça orçamentária tenha sido melhorada durante as discussões na comissão, será possível aprimorar o documento na votação em plenário. 

“Estamos abertos para melhorar a proposta”, disse.  Jucá ressaltou que, caso o Orçamento seja votado em fevereiro, não haverá prejuízo para o governo.

Antes da votação do relatório final, a comissão aprovou parecer do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) sobre obras com indícios de irregularidades graves apontados pelo Tribunal de Contas da União. 

Foram bloqueados recursos para três empreendimentos, que só poderão receber dinheiro público em 2015 se forem sanadas as irregularidades.


Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

sábado, 20 de dezembro de 2014

Governadora prestigia dia do Cajueiro de Pirangi



A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã deste sábado (20), das comemorações pelo dia do maior cajueiro do mundo, localizado em Pirangi, que pertence ao município de Parnamirim. 

A chefe do Executivo esteve acompanhada da sub-secretária do Gabinete Civil, Sonali Rosado, do presidente da Associação dos Moradores de Pirangi do Norte (Amopin), Chico Cardoso, além de representantes do prefeitura municipal e da câmara dos vereadores.

 O dia do Cajueiro foi instituído no dia 20 de dezembro de 2010 através de uma lei, e visa conscientizar, através de ações, o espírito de preservação de um dos símbolos turísticos do Rio Grande do Norte. Um café da manhã, que lançou o início do verão no litoral sul, marcou a data que contou com turistas, visitantes e veranistas.

 Chico Cardoso agradeceu ao apoio do Governo do RN e declarou que as ações da Governadora Rosalba Ciarlini foram fundamentais para garantir a continuidade da preservação do cajueiro. “Desde o início do mandato, a Governadora demonstrou que que estava empenhada em manter a sustentabilidade do cajueiro, que garante também o nosso turismo em alta durante todo o ano.

 Muitas pessoas de todo o mundo vêm aqui para conhecer esse espaço e a Governadora atendeu ao nosso pedido de conciliar o desenvolvimento com a educação ambiental”, comentou o presidente ao lembrar a união com o Idema para a construção do caramanchão, estrutura de madeira, que permitiu o fluxo de trânsito no entorno do cajueiro. Rosalba Ciarlini declarou que, mais do que preservar, a ideia do dia do Cajueiro é um alerta também aos parrachos e aos mangues, que sofrem com o crescimento e a exploração turística desordenada.

 “Esse dia é uma comemoração, mas também serve para alertar que a preservação deve ser realizada diariamente, e não apenas durante o período do veraneio, porque milhares de famílias tiram seus sustento daqui.

 Nossa ajuda veio logo no início da gestão quando nos reunimos com a diretoria do Idema e encontramos a ideia do caramanchão, uma alternativa simples, barata e eficiente”, encerrou a Governadora, lembrando que a preservação também passa pelo saneamento básico realizado em Pium, Cotovelo e Pirangi. 



Fonte:www.rn.gov.br/

Cuba não renunciará a socialismo apesar de aproximação com EUA, diz Raúl Castro



Apesar da retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos, Cuba não renunciará ao socialismo, disse hoje (20) o presidente Raúl Castro. Em discurso na Assembleia Nacional cubana, ele disse que o país não está disposto a mudar o sistema político.

“Da mesma forma que nunca propusemos aos Estados Unidos para que mudem seu sistema político, exigimos respeito em relação ao nosso”, discursou Castro. Ele, no entanto, disse que o país está disposto a discutir, com “igualdade e reciprocidade”, todos os assuntos com o governo norte-americano.

O presidente cubano pediu o apoio da comunidade internacional e da sociedade norte-americana para encerrar o embargo econômico que perdura há mais de 50 anos. Segundo ele, a decisão de restabelecer relações diplomáticas com os Estados Unidos foi um passo importante, mas que a luta para acabar com o bloqueio, apesar de essencial, será longa e difícil.

Raúl Castro anunciou hoje que o novo congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC), única formação política do país, será em abril de 2016. Segundo ele, antes do encontro, haverá um amplo e democrático debate com os militantes comunistas e com o povo cubano sobre a situação do plano de atualização econômica do país.

O último congresso do PCC foi em abril de 2011, quando Raúl Castro foi escolhido primeiro-secretário da organização, em substituição ao seu irmão Fidel, fora do poder desde 2006. Na ocasião, o partido aprovou o plano para a atualização do modelo econômico do país.

No mesmo discurso, Raúl Castro anunciou também que irá  à próxima Reunião de Cúpula das Américas, em abril no Panamá. “Confirmo que comparecerei, para expressar as nossas posições com sinceridade e respeito para com todos os chefes de Estado e de Governo”, declarou.

O discurso de Raúl Castro, no encerramento da sessão semestral da Assembleia Nacional, ocorreu um dia depois de o órgão ter ratificado, por unanimidade, o acordo desta semana entre Cuba e os Estados Unidos. Os dois países restabeleceram relações diplomáticas após mais de 50 anos de rompimento.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

CÂMARA DE PEDRO AVELINO ANULA ELEIÇÃO ANTECIPADA



Em uma sessão que ficará na história do legislativo municipal, a câmara de vereadores de Pedro Avelino, reconheceu falhas na emenda a Lei Orgânica do Município, que tratou da antecipação da eleição da mesa diretora , em virtude disso o projeto de decreto do legislativo , nº 06/2014, foi aprovado por maioria absoluta do plenário da casa de leis de nossa cidade. 

Segundo os advogados dos 05 vereadores que reconheceram a falha e apresentaram projeto de decreto legislativo no 06, foram encontrados vários vícios na emenda a lei orgânica , que antecipou a eleição da mesa diretora dentre as falhas , estão a falta  de atas da reuniões e a ausência de pareceres da Comissão de Justiça e Redação, o que tornou o ato passivo de nulidade, afinal trata-se de uma matéria constitucional. 

O projeto de decreto legislativo, foi assinado e aprovado com os votos dos vereadores  Agtônio, Nilton, Neto, Rômulo e Gilmar Rodrigues, atual presidente da casa. 

Durante a votação da matéria os ânimos se acirraram e houve um forte embate entre os vereadores Agtônio e Ostílio, que havia sido eleito antecipadamente, o vereador Ostílio, fez alguns questionamentos que de pronto foram rebatidos pelo edil do Democratas, Agtonio , disse que Ostílio , não poderiam jamais acusar alguém de traição, 

Pois isso ele tinha feito em agido assim em  passado bem recente. Outro momento tenso foi quanto a presença de alguns advogados   sentados em local de destaque da câmara, foi alegado que eles não eram advogados da casa, ai mais uma vez entrou em ação o vereador Agtônio, dizendo que estava no legislativo a 06 anos e realmente nunca viu o advogado do parlamento por lá e lembrou e disse saber que o nome dele é Ricardo Augusto de Barros Câmara

Não sabendo precisa em que ano ele foi contratado, sabendo apenas que ele é cunhado do Jose Alexandre Sobrinho, que vem a ser primo do vereador Ostílio. ou seja em plenário o Vereador  Agtônio, fez a grave denuncia que o advogado da câmara não aparece no recinto onde é contratado.