Acontece nesta sexta-feira (01) , um encontro entre os representantes da Prefeitura Municipal de Mossoró e Leo Brasil, que é o novo gestor do Parque Nacional Furna Feia A reunião acontece na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Mossoró.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Mairton França, a reunião discutirá a parceria entre a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e os dirigentes da Furna Feia. Ele ressalta que a iniciativa marca o início gradual de abertura do parque para visitação, que deve acontecer dentro de um ano.
"Estarão presentes na reunião quatro secretários do município, que discutirão com Leo Brasil, gestor do parque, que vai montar a regularização fundiária do local, incluindo a desapropriação e pagamento de indenizações aos desapropriados, e a montagem do plano de manejo, que quando pronto viabilizará a abertura para visitação do parque", explicou.
Ele comentou que a PMM irá oferecer os projetos arquitetônicos que comporão o projeto da Furna Feia. Segundo o secretário, será construído no local um centro de visitantes, um escritório técnico e administrativo e um centro de pesquisas, dando estrutura para que o parque seja pólo para visitação de turistas, e aventureiros, algo ainda incipiente na cidade.
Mairton França também esclareceu o porquê da demora no inicio do plano de manejo no parque da Furna Feia. O projeto, que desde 2012 foi aprovado, ainda não apresentou grandes mudanças nos mais de 8000 hectares da área de conservação.
"O projeto ainda não tinha andado porque a área de preservação é nacional, consequentemente está sobre responsabilidade de Ministério do Meio Ambiente (MMA), que até hoje não havia designado ninguém para assumir a função de gerenciar a Furna Feia".
Mairton também ressaltou que amanhã o Prefeito de Mossoró Francisco José Jr. visitará a Furna Feia, acompanhado de assessores e membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que participa do gerenciamento do local. Na oportunidade, o Prefeito conhecerá o espaço e abrir dialogo acerca da parceria entre a PMM e os gestores do Parque.
O Parque Nacional Furna Feia foi reconhecido como reserva ambiental pela Presidência da República em junho de 2012. Possui uma área com mais de 205 cavernas e mais 40 áreas de preservação nas proximidades, das quais apenas três podem ser utilizadas para visitação sem grandes riscos à população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário