Concertos, apresentações de grupos populares e aulas sobre cultura popular são alguns destaques da programação Copa Cultural esta semana. Confira. Entrada franca.
Com uma pitada de música brasileira no repertório (Luiz Gonzaga), a Camerata de Vozes realiza concerto nesta quarta-feira, 18, às 20h, na Cripta da Catedral Metropolitana de Natal. Composto por 36 integrantes, o grupo apresentará canções em latim, russo, inglês e português, do gênero musical Polifonia Renascentista, que remonta aos séculos 14 a 16.
Também nesta quarta, inicia o seminário “Cultura Popular na Academia. Nos dias 18, 25 e 26, pesquisadores conceituados vão expor o tema de seus estudos, em formato de aulas, que poderão ser traduzidas em até cinco idiomas, caso haja interesse/necessidade por parte do público (pedidos devem ser solicitados à produção, previamente, pelo fone 3232-5320). O evento será realizado no Teatro de Cultura Popular (TCP) e no IFRN-Cidade Alta.
A abertura será nesta quarta-feira, 18, às 14h30, no TCP, com explanação do professor Ricardo Canela, que tem vasta pesquisa sobre o Fandango. Haverá apresentações dos grupos Fandango de Canguaretama e do Fandango Tradicional Gaúcho, com grupo sulista Beira D’estrada, que está em turnê desde terça-feira, 17, no TCP, e prossegue até sábado, dia 21, com apresentações às 19h30. Apenas amanhã, grupo gaúcho sobe ao palco às 16h.
O seminário segue nos dias 26 e 26, com aula da pesquisadora Irende Vanderbergue, sobre a Dança do Espontão, às 15h, no IFRN-Cidade Alta. Haverá apresentação dos Negros do Espontão, de Jardim do Seridó, e da Nação Zamberacatu. No dia 26, a pesquisadora Graça Cavalcanti apresenta sua pesquisa sobre o Mamulengo de Dona Dadi, às 15h, na mesma instituição. O brincante Heraldo Lins se apresenta logo após a aula. Os pesquisadores Graça Cavalcanti e Ricardo Canela foram contemplados pelo edital Deífilo Gurgel (2012) de apoio às manifestações e pesquisas de cultura popular. Para todos os eventos, acesso livre e tradução simultânea, caso solicitada com antecedência.
Mais uma estreia prevista para esta quarta-feira, 18. Será iniciada a programação do Festival de Audiovisual MinC/Copa, com exibições de médias e curtas nos intervalos das programações do Seminário de Cultura Popular e dos espetáculos “Gonzagando”, dia 21, e “Brasileirando”, dia 25, ambos pela Cia. de Dança do TAM, às 20h, no Teatro Alberto Maranhão. Os primeiros filmes da lista são Batuque (sobre bateria de escola de samba do Rio de Janeiro) e Encourados (que trata da tradição dos vaqueiros e suas vestimentas de couro), programados para encerrar a programação desta quarta, no TCP.
Os títulos da sequência são: dia 21, Marli (de Marta Schneider, que fez documentário que trata da relação de Marli Seixas com a pesca, no Guarujá-SP), no TAM; e dia 25, no IFRN-Cidade Alta, Diante da Mesma Cruz (Cláudia Pinheiro), que explora a convivência de duas festas aparentemente contraditórias, o Carnaval e a Festa do Divino Espírito Santo; e Bendito de São Benedito (de Milton Martins), sobre cultura popular do Maranhão.
A mostra encerra dia 26, no IFRN, vom os filmes Tatu que bola é essa?, de Gilson Gaspodini, sobre o animal que inspirou a mascote da Copa 2014, o Fuleco; Vida e Obra (de Adriano Luís Fonseca e Cassiano Fonseca), sobre Severino, um homem que passa a vida filmando trechos de um filme, sem nunca concluí-lo, até que decide “colar” todos os trechos; Mateus (Andrea Ferraz), sobre a trajetória de dois palhaços na estrada; e por fim, Música Operária (de Direção Lucas Gervilla), documentário c sobre a Corporação Musical Operária da Lapa, fundada em 1881, sendo o grupo musical mais antigo ainda em atividade na cidade de São Paulo.
SERVIÇO:
Copa Cultural – Seminário de Cultura popular – Dia 18, às 14h, no TCP; 25 e 26, 15h, IFRN-Cidade Alta. Festival de Audiovisual MinC/Copa, dias 18, 21, 25 e 26, TCP, TAM e IFRN-Cidade Alta.
Concerto Camerata de Vozes – dia 18, 20h, Cripta da Catedral Metropolitana de Natal. Entrada franca.
Fonte: SECULT/ASSECOM

Nenhum comentário:
Postar um comentário