Em rodada de negociação ocorrida na terça-feira (16), conduzida pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Serviços do Rio Grande do Norte, George Ramalho Vieira, foi definido o novo valor do salário comercial de Natal: R$ 710. Para os comerciários que recebem acima do piso, o reajuste será de 9%, verificando-se um aumento de 3% em relação ao reajuste de 2012, que foi de 6%. (Retificamos o valor informado anteriormente, que havia sido de 8%). Quem recebe mais de seis salários comerciais, o aumento será definido em acordo entre empresários e colaboradores.
Participaram das negociações representantes do Sindicato do Comércio Atacadista do Estado do RN, Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do RN, Sindicato dos Representantes Comerciais e das Empresas de Representação Comercial do RN e do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios.
Interior
O novo salário comercial de Natal segue as mesmas diretrizes da negociação ocorrida em Mossoró, excetuando-se o reajuste para os comerciários que recebem acima do piso. Em Mossoró, o aumento para quem recebe acima do salário mínimo comercial, ficou em 8%. O novo valor terá vigência retroativa a 1º abril. A negociação contou com a mediação de um representante do Ministério do Trabalho e do Emprego.
Para chegar ao acordo, foram necessárias quatro rodadas de negociação, sendo duas delas mediadas pelo Ministério do Trabalho. O salário em vigência até o mês de março era de R$ 650. “Com o reajuste concedido, o índice ficou acima, inclusive, do reajuste do salário mínimo”, concluiu Jair Queiroz.
Em Assú o reajuste do salário comercial foi o mesmo que em Natal e Mossoró. Na cidade de Caicó, empresários e trabalhadores ainda não chegaram a um acordo.
Assessoria FecomércioRn\ (imprensafecomerciorn@gmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário