Durante o lançamento do Índice de Universidades Empreendedoras (IUE), nesta quinta-feira (10), no Ministério da Educação (MEC), o presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse que empreendedorismo e educação devem andar juntos. Segundo o autor da Lei das Empresas Juniores, pioneira no mundo, as duas ferramentas, juntas, são capazes de promover não somente o desenvolvimento pessoal e profissional de cada universitário como o crescimento socioeconômico do país.
“Quando me formei, imaginei que estivesse ‘feito’ na vida. E não é assim. Quando você sai da universidade é quando tudo começa. Se nós anteciparmos a alegria de um jovem de sair da faculdade com altas perspectivas de conseguir ou gerar emprego, devido a sua experiência na empresa júnior, estaremos contribuindo para o futuro do país como um todo”, frisou o presidente do DEM, que também é autor de um projeto de lei que insere o empreendedorismo no currículo escolar dos ensinos fundamental, médio e superior.
Criado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o IUE fará todos os anos um ranking com as universidades mais empreendedoras do país. Nesta primeira edição, se destacaram as universidades: USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), UFC (Universidade Federal de Ceará), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), entre outras.
De acordo com o ministro Mendonça Filho, presente no evento, o Brasil não pode continuar sendo a oitava economia mundial e não ter uma universidade entre as cem melhores do mundo. Para ele, o incentivo ao empreendedorismo dentro das universidades impulsionará a educação nacional. “Nós precisamos expandir, melhorar a educação, ligando com a área do empreendedorismo para que o jovem seja capaz de criar seu próprio negócio, se desenvolver no mercado de trabalho e agir como um líder empreendedor”, ressaltou.
Fotos: Mariana Di Pietro
Rominna Jácome
Assessora de Comunicação
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