Está oficialmente lançado pelo governador Robinson Faria o programa Ronda Cidadã, de ação preventiva, que integra o trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil e a comunidade.
O lançamento foi hoje (22) no Centro Pastoral Padre João Perestrello, em Mãe Luíza, um dos três primeiros bairros a receberem o programa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), em parceria com outras Secretarias de Estado, inicialmente na Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP 4), que compreende também Areia Preta e Petrópolis.
O governador Robinson Faria lembrou que esse é um antigo “sonho” seu, de quando ainda era deputado estadual e propôs o projeto de lei que criava o Ronda Cidadã, que nunca veio a ser implantado em governos anteriores.
“Desde o primeiro dia em que assumi o Governo do Estado tinha em mente implantar esse projeto e não abriria mão dele”, disse o chefe de Estado, explicando aos moradores de Mãe Luíza que o programa se inspira em experiências que deram certo em outros países, como Colômbia e, mais perto, no estado do Ceará.
“Nossa primeira medida foi valorizar os policiais militares e civis, dando-lhes promoções para motivá-los a trabalhar. Agora, estamos inaugurando a polícia integrada e preventiva, idealizada com a equipe de excelência da Sesed, que vai defender as pessoas, o comércio, as donas de casa, os estudantes. Polícia eficaz é aquela que evita o assalto, o roubo, o homicídio, o estupro”, enumerou ele.
A secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, lembrou à população a importância de todos “se unirem pela paz”. E a secretária da Sethas, a primeira dama Julianne Faria, ressaltou o empenho da Sesed em pôr em prática o Ronda Cidadã, adiantando que esse programa terá suportes de outros trabalhos de Secretarias, como a Sethas e Secretaria da Juventude, contando também com a parceria do Ministério Público, com a implantação do projeto social Transformando Destinos. A metodologia do Ronda Cidadã é trabalhar com duas frentes: a reativa e proativa. A primeira, contará com o pelotão atuando na prevenção e repressão qualificada, a partir do Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (viaturas), Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas, Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e pelo Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (Ciclo patrulhas); o segundo, com o pelotão proativo, o trabalho consistirá no acolhimento e inclusão social, por meio do Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadã de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência, que funcionará nos moldes da Lei Maria da Penha, da Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Somente naquela área, de pouco mais de 8,7 quilômetros, vivem aproximadamente 30 mil pessoas que, a partir de hoje contarão com a circulação de oito viaturas, uma van que servirá como base móvel, além das motocicletas e o trabalho de 112 policiais. Antes do Ronda Cidadã, aquela área contava apenas com uma viatura e 49 policiais. O lançamento contou com apresentações culturais de grupos de Mãe Luíza e a presença do vice-governador Fábio Dantas; secretários de Estado como a titular da Sesed, Kalina Leite, e o adjunto, Caio Cesar; a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), Julianne Faria; a secretária Extraordinária da Juventude, Divaneide Basílio e de Educação, Francisco das Chagas; o delegado geral Stênio Pimentel; o comandante geral da PM, coronel Ângelo Azevedo, o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis; o deputado estadual Gustavo Carvalho e a deputada estadual, Cristiane Dantas.
Detalhes do Programa Ronda Cidadã -Primeira zona de implantação do Programa Ronda Cidadã: Zona Leste; -Bairros atendidos: Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis; -População atendida estimada: 30 mil habitantes; -Domicílios atendidos (estimativa): 8.700; - Disque Ronda: cada viatura terá um número de telefone visível no carro para que a população possa ligar diretamente e comunicar a ocorrência; -Área de atendimento: 2 km²; -Redução no tempo de resposta da ocorrência; -Polícia Militar passa a atuar não apenas na consequência do problema, mas também na causa; -Integração com o Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadão de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência (semelhante ao funcionamento da Lei Maria da Penha), Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado); - Base Móvel estará interligada com o sistema de videomonitoramento do Ciosp.
ESTRUTURA DO RONDA CIDADÃ - Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (8 viaturas); - 1 base móvel; - Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas (3 motocicletas); - Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (6 duplas para patrulhas); - 112 policiais militares; - Dois pelotões de policiamento: reativo e proativo.
Fonte:http://www.rn.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário