Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2015

BRASILEIRO SÉRIE B: ABC 0 X 3 BAHIA



Bahia assumiu provisoriamente a vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. Na noite desta sexta-feira, em Natal, no Frasqueirão, bateu o ABC, por 3 a 0, afundando ainda mais o rival, que ainda não venceu nenhuma partida em seu estádio e se afunda a cada rodada.
Alexandro, Souza e Rômulo foram os autores dos gols. Com 16 pontos, o ABC está uma posição acima da zona de rebaixamento, enquanto, o Bahia chegou aos 28, na vice-liderança, mas pode ser ultrapassado por Vitória, Náutico e América-MG, que jogam neste sábado. Durante o jogo um isqueíro e uma bomba de fora do estádio foram arremessados ao gramado, complicando ainda mais a situação do time na sequência da Série B.

O Bahia começou o jogo dando mostras que iria para cima do ABC, tentando resolver o jogo logo no início, deixando o contra-ataque para o time potiguar, que teve a primeira chance. Marcílio cruzou, a defesa do Bahia afastou mal e a bola sobrou para Fabio Bahia, cabecear para linda defesa de Douglas Pires.
A resposta do Tricolor foi logo em seguida. Após lançamento, Alexandro dominou na entrada da área e cruzou para Tiago Real, que debaixo da trave, cabeceou por cima, perdendo um gol incrível.
Aos 19, o ABC quase "ganhou" um gol. Após chutão da defesa, Robson perdeu o tempo da bola e cabeceou contra o próprio gol. Douglas Pires fora do lance não chegaria, mas no caminho, quicou na linha da pequena área e saiu rente a trave baiana.
Depois dos sustos, o Tricolor abriu o placar. Aos 28, Eduardo cruzou na cabeça do matador, que subiu mais que todo mundo e testou para o fundo das redes. O ABC sentiu o gol, melhor para o novo vice-líder da Série B, que ampliou aos 42. Souza, de fora da área, acertou um chute rasteiro, cruzado.
FIM DO MASSACRE!
O segundo tempo começou como o primeiro, bem corrido, com os times criando as chances. Mas, quem foi eficiente e marcou, foi o Bahia. Aos 13, após cruzamento Alexandro desviou de cabeça e Rômulo só completou para o fundo das redes. Cinco minutos depois, mais uma vez, Alexandro acertou o travessão de Saulo.

No decorrer do segundo tempo, um isqueíro foi arremessado contra o goleiro Douglas Pires, parando o jogo e deverá complicar o time na sequência da competição. Além disto, uma bomba foi arremessada de fora do estádio, estourando perto do goleiro Saulo.
No final, o ABC teve duas boas chances. Aos 30, Bismark cobrou uma linda falta no travessão. No minuto seguinte, outra com Marcílio. Ele recebeu de Bismark e na pequena área chutou para fora, rente a trave de Douglas Pires.
PRÓXIMOS JOGOS
O ABC volta ao gramado no próximo sábado, quando encara o Mogi, em Mogi Mirim, às 21 horas. Já o Bahia joga na sexta contra o Boa, em Salvador.

FICHA TÉCNICA

Fase
Única
Rodada
16ª rodada
Data
31/07/2015
Horário
21h30
Local
Frasqueirão - Natal (RN)
Árbitro
Roger Goulart (RS)

Renda
R$ 26.635,00
Assistentes
Marcione Mardonio da Silva Ribeiro (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)

Público
1325 pagantes (3147 total)
Cartões Amarelos
Bahia-BA: Douglas Pires, Yuri

Gols
Bahia-BA: Alexandro 28' 1T, Souza 42' 1T, Rômulo 13' 2T
ABC-RN
Saulo;
Reginaldo, Sueliton, Leonardo Luiz e Marcílio;
Fábio Bahia, Neto e Wellington Bruno (Cleyton);
Rafinha, Edno (Bismark) e Fabinho Alves (Chiclete)
Técnico: Toninho Cecílio
Bahia-BA
Douglas Pires;
Tony, Robson, Jailton e Vitor Costa;
Yuri, Souza (Wilson Pittoni), Tiago Real e Eduardo (Rômulo);
Alexandro (João Paulo) e Kieza.
Técnico: Sérgio Soares

FONTE:http://www.futebolinterior.com.br/

Próximo compromisso do ABC será dia 08 de agosto contra o MOGI-MIRIM, 

Não existe cidadão acima da lei ou de decisões judiciais, diz Janot



O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou hoje (31), a propósito das investigações e prisões decorrentes da Operação Lava Jato, que não existe mais no país cidadão acima da lei ou livre de se submeter às decisões judiciais.
Falando por ocasião da solenidade de devolução à Petrobras de R$ 69 milhões, repatriados a partir das investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal (MPF), o procurador-geral avaliou que depois da Operação Lava Jato, a Justiça brasileira amadureceu.
“Que fique, portanto, a mensagem de que o Ministério Público Federal está trabalhando para recuperar o orgulho do brasileiro e de que não existe cidadão acima da Lei. Hoje a Justiça brasileira dá sinais de que estamos vivendo um período de maturidade em que ninguém se exime do cumprimento da lei ou de se submeter às decisão judiciais”, disse Janot.
Para Janot, a devolução de recursos desviados de forma ilícita da Petrobrás revela a atuação efetiva e incisiva do Ministério Público, além de resgatar o orgulho do Brasil. “Se acompanharmos a trajetória e as dificuldades dessa empresa para chegar até onde chegou, veremos que o que esses criminosos fizeram foi, além de saquear barbaramente os recursos dessa empresa, retirar da sociedade brasileira o seu orgulho e o orgulho na sua maior empresa (...). Pretendemos reverter este quadro e permitir a recuperação do nosso orgulho perdido. Essa empresa foi vítima da atuação cruel de criminosos que acharcaram o seu patrimônio”.
Também presente à solenidade, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, avaliou, por sua vez, que com a assinatura da devolução do dinheiro se construiu um símbolo histórico que marca claramente que o Brasil é hoje um Estado de Direito pleno, onde as instituições são respeitados e os poderes são independentes. “É um Estado de Direito também porque a lei vale para todos, porque as investigações são feitas com isenção, com autonomia e o Poder Executivo, mesmo diante dos seus órgãos policiais, não visa orientar para que essas investigações [da Lavo Jato] atinjam adversários ou poupem quem quer que sejam”.
Cardozo, no entanto, aproveitou a oportunidade para reiterar que, também em um Estado de Direito, nenhum cidadão pode ser punido ou execrado, sem o direito ao contraditório, à ampla defesa e ao trânsito em julgado de uma setença – quando não há mais possibilidade de recursos.
Fonte://www.ebc.com.br/

SEEC divulga a listagem dos convocados para o cargo de professor temporário



Em ato público no Diário Oficial do Governo do Estado do Rio Grande do Norte desta sexta-feira (31), a Secretaria de Educação e Cultura do RN convoca 167 professores temporários para suprir necessidades no quadro de educadores da rede estadual de ensino.  

Os convocados deverão se apresentar às Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs), com a documentação descrita abaixo no prazo de 30 dias (contados a partir de hoje, 31/07). 

1.1  Diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo 1.2  Documentos de Identificação a) Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por médico do trabalho. b) Cópia de Cédula de Identidade c) Comprovante de residência d) Cópia do Título de Eleitor e Comprovação de Quitação Eleitoral e) Cópia de Cadastro de Pessoa Física – CPF f) Cópia do PIS ou PASEP g) Cópia da Certidão de Reservista ( sexo masculino) h) Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento i) Cópia da CTPS- Carteira de Trabalho e Previdência Social( página com foto- frente e verso e contrato de trabalho) j) Número da Conta bancária  e Agência em nome do Titular do Contrato ( conta do Banco do Brasil) k) Certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiças estadual e federal, assim como pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos.     

Clique aqui e confira a lista dos convocados 

Fonte:http://www.rn.gov.br/

TRE-RN visita cidades do interior para organização de revisão biométrica




Ontem (30), equipe do TRE-RN esteve em Macau e Pendências, nas sedes da 30ª e 47ª zonas eleitorais, respectivamente, para tratar da revisão eleitoral com coleta de dados biométricos nos municípios de Galinhos, Pendências e Alto do Rodrigues.
As visitas tiveram como objetivo a solicitação de apoio das prefeituras e câmaras locais para cessão de espaço para atendimento aos eleitores, de servidores para colaborarem no atendimento biométrico e de transporte para deslocamento dos eleitores da zona rural. Também foi discutido apoio na divulgação por meio de carro de som, faixas e outros veículos de propaganda disponíveis.

A equipe, formada pela desembargadora Maria Zeneide Bezerra, vice-presidente e corregedora regional eleitoral, pela diretora geral do TRE-RN, Ana Esmera Pimentel, e pelo secretário de tecnologia da informação e comunicação, Marcos Maia, conversou com chefes de cartório, juízes e promotores eleitorais, prefeitos e presidentes das câmaras para viabilização das parcerias.

A viagem concluiu o ciclo de visitas aos municípios que participarão da II etapa da revisão biométrica do Rio Grande do Norte, com início em 16 de outubro. Além de Galinhos, Pendências e Alto do Rodrigues, participarão dessa etapa Caicó e Jardim de Piranhas.

Fonte:http://www.tre-rn.jus.br/

Mossoró sedia Encontro Regional com Gestores Públicos nesta segunda-feira



Na próxima segunda (3) e terça-feira (4), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e a Federação das Câmaras do RN (FECAM/RN), realizam o Encontro Regional com Gestores Públicos. O evento reúne prefeitos e vereadores de 29 municípios da região Oeste do estado em Mossoró no Vitória Palace Hotel, a partir das 8h.

"Os cursos oferecidos pelo TCE vão discutir temas importantes e fundamentais às equipes de gestão municipal​. Uma ótima oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a Lei de Acesso à informação, fiscalização de concursos públicos; as verbas de natureza indenizatória entre outros temas”, destacou Francisco José Júnior, presidente da FEMURN.  O presidente da FECAM/RN, Jório Nogueira também comentou sobre o projeto. “Os Encontros Regionais com Gestores Públicos Municipais é um passo muito importante na modernização das gestões das Câmaras Municipais. Sem dúvidas um grande avanço que vai auxiliar muito na qualidade de nosso trabalho", ressalta.

Os Encontros Regionais com Gestores Municipais têm como proposta aprimorar o conhecimento de prefeitos, vereadores e seus assessores, qualificando e contribuindo para o funcionamento da administração pública. Os cursos também serão ministrados, em Pau dos Ferros, Caicó, e Natal, compreendendo cinco regiões potiguares e atendendo todos os municípios interessados.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA FEMURN

MPRN recomenda acesso fácil às informações



O Ministério Público Estadual, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Touros, expediu Recomendação aos prefeitos de Touros e de São Miguel do Gostoso para que em até 30 dias implantem, efetivamente, portal da transparência dos seus municípios bem como das Câmaras de Vereadores de cada uma das duas cidades.

O MPRN quer que os municípios, de forma irrestrita, permitam ao cidadão o acesso a uma série de informações, através da internet. Os municípios precisam, por exemplo, disponibilizar à população dados como a estrutura dos cargos, secretarias e suas competências, com a indicação dos respectivos endereços, telefones e horários de atendimento ao público.

Também precisam indicar na internet as licitações realizadas e em andamento, com publicação dos respectivos editais, objetos, datas e resultados, disponibilizando os arquivos dos contratos celebrados e das respectivas notas de empenho emitidas, descrevendo detalhadamente todas as receitas, com indicação da previsão, do lançamento e da arrecadação, inclusive referente a recursos extraordinários.

O portal da transparência deverá contar também com detalhes de todas as despesas, programas, ações, projetos e obras executadas pelo município, lançando as informações referentes, tanto à despesa como à receita, até o primeiro dia útil subsequente à data do registro contábil no próprio sistema.

Na internet, deverá estar disponível também um conteúdo com perguntas e respostas mais frequentes, além de um formulário específico para o pedido de acesso à informação, e uma ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

Os municípios também precisam instruir ao usuário como se comunicar com o poder público por via eletrônica ou telefônica, bem como garantir autenticidade e integridade das informações disponíveis para acesso da população.

Na Recomendação aos dois municípios, o representante ministerial esclarece que a correta observância da legislação pressupõe que as informações disponibilizadas sejam passíveis de importação, exportação, download, transformação em outros formatos de documento devendo estar acompanhadas da respectiva documentação, digitalizada.

O MPRN advertiu os gestores que a omissão na adoção das medidas recomendadas poderá ensejar a expedição de recomendação à União e ao Governo do Estado para suspensão das transferências de recursos voluntários, nos termos dos arts. 73-C e 23, § 3º, I, da Lei de Responsabilidade Fiscal, sem prejuízo da adoção de outras medidas cabíveis.

TOUROS: IDOSOS PROMOVEM HOMENAGEM À SANTANA




O CLUBE DE IDOSOS JOÃO PENHA CONVIDA OS IDOSOS DOS GRUPOS  DE IDOSOS E VOCÊ QUE GOSTA DE SE DIVERTÍR  PARA PRESTIGIAREM  AS COMEMORAÇÕES EM HOMENAGEM  À ”SANTANA”, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 31 DE JULHO, A PARTIR DAS 19 HORAS .

HAVERÁ APRESENTAÇÃO  DE PASTORIL, COMIDAS TÍPICAS E UM ANIMADÍSSIMO FORRÓ.

O LOCAL DO EVENTO É A SEDE DO CLUBE DE IDOSOS JOÃO PENHA, AO LADO DO CEMITÉRIO VELHO, NO CENTRO DE TOUROS.

OS IDOSOS E A COORDENAÇÃO DO CLUBE DE IDOSOS JOÃO PENHA AGRADECERM AOS QUE COMPARECEREM !

DEPUTADO JOSÉ ADÉCIO APOIA O LANÇAMENTO DA ‘CÂMARA CIDADÃ’ NO MUNICÍPIO DE PASSAGEM



Na manhã desta última quarta-feira 29/07, o Deputado José Adécio e o seu filho Gustavo Costa participaram da solenidade de lançamento da ‘I Câmara Cidadã’ no município de Passagem. O Deputado José Adécio apoiou a iniciativa da Presidente da Câmara, Vereadora Wedna, e destacou importância do Prefeito Dedé de Babá incentivar o evento.



“Prefeito Dedé de Babá e Vereadora Wedna, deixo os meus cumprimentos pelo sucesso da realização da (I Câmara Cidadã). Presenciei hoje um conjunto de ações que beneficiaram diretamente a população; atendimentos médicos, jurídicos, estéticos, entre outros”. Podem contar com o meu apoio, concluiu Adécio.

Assecom: Rafael Maia 

Instituto Lula é alvo de bomba na capital paulista



O Instituto Lula divulgou nota hoje (31) dizendo que a sede do instituto, na capital paulista, foi atacada por volta das 22h de ontem (30). Segundo a instituição, um artefato explosivo foi arremessado de dentro de um carro. Ninguém ficou ferido.


No comunicado divulgado nas redes sociais, o instituto diz que “espera que os responsáveis sejam identificados e punidos”.O instituto disse que comunicou o fato às polícias Civil e Militar, ao secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Morais, e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

A Secretária de Estado da Segurança Pública de São Paulo confirmou, por nota, o ataque à sede do instituto, que fica no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista. De acordo com o comunicado, os danos materiais foram pequenos e as investigações já foram iniciadas. A nota acrescenta ainda que o titular da secretaria, Alexandre de Moraes, conversou hoje pela manhã com o ministro da Justiça.


Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Detran alerta condutores para taxa de licenciamento em atraso

                                                                                            Foto:portalnoar.com

O Detran divulgou nesta quinta-feira (30) o relatório com informações referentes ao número de veículos que se encontram com a taxa de licenciamento regularizada e os que estão em atraso. 

Em todo o RN, os dados apontam que 62,89% dos automóveis que circulam nas rodovias estaduais e vias municipais apresentam atraso na taxa de licenciamento. Em números absolutos são 676.066 veículos irregulares. Já os que estão em situação oposta, o percentual é de 37,11%, ou seja, 398.941 automóveis. 

Em números totais, o relatório mostra que os cinco municípios com maior incidência de atraso na taxa de licenciamento são: Natal (228.324); Mossoró (80.538); Parnamirim (54.252); Caicó (19.045); e Assú (12.686). 

O balancete mostra os dados com referência aos 167 cidades do RN e confirma que em todos há veículos trafegando com pendências na documentação obrigatória. No total, o Estado conta com mais de 1,07 milhão de automóveis registrados. 

A Coordenadoria de Educação e Fiscalização do Detran alerta aos condutores que a condução de veículo com licenciamento em atraso é registrada como infração gravíssima com multa de R$ 191,54, sete pontos na CNH, além de apreensão e remoção do veículo.  

A taxa de licenciamento, este ano, não sofreu qualquer reajuste e continua R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte automotor. Os condutores podem imprimir a segunda via do carnê de licenciamento diretamente na página eletrônica do Detran (www.detran.rn.gov.br). 

O processo é simples, basta o usuário acessar o site, clicar no ícone “Consulta de Veículos” na página principal, e logo após, digitar a placa e o Renavam do automóvel que deseja efetivar a verificação. Feito isso, o condutor alcança a listagem dos débitos referentes ao licenciamento do veículo. 

Em seguida, é só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto bancário direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias. 

O relatório informativo sobre a taxa de licenciamento do Detran, vai servir para que o Órgão direcione suas equipes de educação e de fiscalização para que sejam realizadas ações de incentivo a regularização dos veículos. As intervenções compostas de blitz educativa e fiscalizatória já estão acontecendo e devem ser intensificadas nos próximos dias. 

O calendário de pagamento da taxa de licenciamento foi concluído no último dia 10 deste mês, onde os veículos com placas final “0” deveriam efetivar a quitação da taxa.

Fonte:http://www.rn.gov.br/

É HOJE ABC X BAHIA NO FRASQUEIRÃO



A comissão técnica abecedista definiu no final da tarde desta quinta-feira (30), logo depois do treino tático realizado no estádio Frasqueirão, a relação com os jogadores convocados para a importante partida contra o Bahia/BA, marcada para esta sexta-feira (31), válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O treinador, Toninho Cecílio, relacionou 20 atletas para o jogo. O técnico segue sem contar com o meia Ronaldo Mendes, ainda em recuperação de cirurgia, e também não terá o atacante Rafael Oliveira, vetado pelo Departamento Médico com uma lesão no tornozelo.
Além desses dois, Toninho Cecílio ainda mantém o zagueiro Leandro Amaro em um trabalho especial com o Departamento de Preparação Física e Fisiologia e também optou por não relacionar o atacante Kayke, que tem propostas de clubes da Série A e está em processo de negociação.
A novidade é o retorno do lateral esquerdo Marcílio, que cumpriu suspensão na rodada passada, e a presença do meia Chiclete, que se recuperou de lesão e volta a ficar à disposição.
Confira a relação completa:
Goleiros: Saulo e Gilvan;
Laterais: Reginaldo e Marcílio;
Zagueiros: Suéliton, Luizão e Leonardo Luiz;
Volantes: Fábio Bahia, Michel, Neto, Rafael Miranda e Jardel;
Meias: Erivélton, Wellington Bruno, Chiclete e Cleyton;
Atacantes: Bismark, Fabinho Alves, Edno e Rafinha.


FONTE:http://abcfc.com.br/

Governadores querem unificação do ICMS para encerrar guerra fiscal entre estados



Os governadores dos estados de todo o país que se reuniram hoje (30) com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada, em Brasília, defenderam a unificação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como medida necessária para o fim da chamada “guerra fiscal” entre os estados.

A questão do ICMS era um dos temas principais da pauta do Congresso Nacional que Dilma pretendia tratar com os governadores, já que os parlamentares retornam do recesso na próxima segunda-feira (3).

Em entrevista coletiva ao lado dos governadores, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância do apoio deles nessa questão. “Teríamos um único código tributário, que seria implantado aos poucos. 
Ajuda no crescimento, no fim da guerra fiscal”, disse Mercadante.

Para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a defesa que os governadores fazem da unificação do imposto está atrelada à necessidade de outras formas de compensação. 

Ele afirmou que na agenda federativa apresentada pelos governadores está a “reforma do ICMS, porém com fundos garantidores que tenham outras fontes que não sejam apenas o repatriamento [de ativos no exterior]; queremos outras fontes de compensação”.

A proposta de repatriação de recursos de brasileiros no exterior faz parte das negociações sobre a reforma do ICMS. O dinheiro proveniente dessa fonte será usado para a criação de dois fundos, que irão compensar as perdas que os estados terão com a unificação do imposto. Para isso, a presidenta criou neste mês de julho, por medida provisória, os fundos de Desenvolvimento Regional e de Compensação dos Estados.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, defendeu “a imediata sanção” do projeto de lei que trata dos depósitos judiciais. A proposta, do senador José Serra (PSDB-SP), aprovada neste mês pelo Congresso Nacional, permite que estados e municípios saquem, de imediato, cerca de R$ 21 bilhões para pagamento de precatórios judiciais, dívida pública e investimentos. A partir de 2016, eles teriam direito a retirar R$
 1,6 bilhão por ano.

Na opinião de Geraldo Alckmin (PSDB), governador de São Paulo, o imposto só pode ser unificado se for adotado como parâmetro um convênio do Conselho Nacional da Política Fazendária que estabelece regras para a concessão de anistia de créditos tributários. “Defendemos a reforma do ICMS [adotando a] regra de diminuição das chamadas alíquotas, que simplifica, evita a guerra fiscal e o imposto caminha para [se tornar um imposto sobre] o consumo. É o melhor para o país”.

Além disso, o governador goiano fez o coro em prol da governabilidade da presidenta Dilma Rousseff e apoiou o ajuste fiscal praticado pelo governo federal. “Os governadores do Centro-Oeste apoiaram a governabilidade, o Estado de Direito e o apoio ao ajuste fiscal”.

Durante a reunião, que durou cerca de três horas e meia, as principais exposições foram divididas entre alguns governadores. Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, discorreu representando a Amazônia Legal. O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), falou em nome do Centro-Oeste, assim como Geraldo Alckmin (PSDB-SP) pelo Sudeste, Raimundo Colombo (PSD-SC) pelo Sul e Ricardo Coutinho (PSB-PB) pelo Nordeste.

Após as falas, outros governadores também tiveram a palavra durante a reunião. Pelo menos dez ministros participaram do encontro, alguns dos quais foram convidados por Dilma a discorrer sobre temas somo segurança pública (José Eduardo Cardozo, da Justiça) e articulação com o Congresso (Eliseu Padilha, chefe da Secretaria de Aviação Civil). O vice-presidente Michel Temer, os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, também se pronunciaram aos governadores.

Na fala de abertura do encontro, a presidenta disse que os brasileiros estão “sofrendo” e pediu união para superar a crise. Dilma disse ainda que não nega as dificuldades pelas quais o país passa, mas disse que o país tem condições de sair da situação na qual se encontra.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Dilma veta extensão da regra de reajuste do salário mínimo para aposentadorias



A presidenta Dilma Rouseff vetou a extensão da política de reajuste do salário mínimo a todos os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A correção do mínimo é calculada pela variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores mais a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A proposta fazia parte da Medida Provisória 672, que prorroga até 2019 o atual cálculo de reajuste do salário-mínimo, aprovada pelo Senado em junho. Dilma sancionou o texto parcialmente, com veto apenas à extensão do cálculo a todos os benefícios do INSS. O veto foi publicado hoje (30) no Diário Oficial da União. O texto voltará ao Congresso Nacional, que pode derrubar a decisão da presidenta.
“Ao realizar vinculação entre os reajustes da política de valorização do salário-mínimo e dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social - RGPS, as medidas violariam o disposto no art. 7º, inciso IV, da Constituição”.
Além disso, segundo Dilma, o veto não fere a garantia constitucional de que os benefícios não sejam inferiores a um salário-mínimo. De acordo com o Ministério da Previdência, a extensão das regras do mínimo para todos os aposentados e pensionistas teria impacto de R$ 9 bilhões nas contas da Previdência em 2015. 
Fonte:http://www.ebc.com.br/

Taxa de juros do crédito para as famílias bate novo recorde em junho



As famílias e empresas pagaram juros maiores ao pegar empréstimos em bancos no mês de junho. Segundo dados do Banco Central (BC), a taxa média de juros do crédito para as famílias continuou a subir e chegou a 58,6% ao ano, em junho. 

Essa é a maior taxa da série histórica do Banco Central, iniciada em março de 2011. Em relação a maio, houve alta de 1,3 ponto percentual.

A inadimplência das famílias (pessoas físicas), que considera atrasos superiores a 90 dias, ficou estável de maio para junho em 5,4%. Também ficou estável a inadimplência das empresas em 3,9%. A taxa de juros para as empresas subiu 0,6 ponto percentual para 27,5% ao ano.

A taxa de juros mais alta na pesquisa do BC para as pessoas físicas é a do rotativo do cartão de crédito, que subiu 11,5 pontos percentuais para 372% ao ano. A taxa média das compras parceladas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados, subiu 2,3 pontos percentuais para 118,2% ao ano.

A taxa do cheque especial chegou a 241,3% ao ano em junho, com alta de 9,3 pontos percentuais, em relação a maio. Já a taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) permaneceu em 27,3% ao ano.

Esses dados são do crédito livre, em que os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros.

No caso do crédito direcionado (empréstimos com regras definidas pelo governo destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura), a taxa de juros para as empresas subiu 0,1 ponto percentual para 9,5% ao ano. 

No caso das famílias, houve alta de 0,2 ponto percentual, com taxa em 9,2% ao ano.

A inadimplência do crédito direcionado ficou estável em 0,7% para empresas e subiu 0,3 ponto percentual para 1,7%, no caso das pessoas físicas.

O saldo de todas as operações de crédito, livre e direcionado, chegou a R$ 3,102 trilhões, em junho, com crescimento de 0,6% no mês e 9,8% em 12 meses.

“A evolução do mercado de crédito no primeiro semestre de 2015 evidencia a desaceleração nos segmentos livre e direcionado, em cenário de elevação de taxas de juros e contenção da demanda por consumo e investimento”, diz o relatório do BC.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Sob ameaça de rebaixamento, ABC tem “contratos que não se explicam”




Jose Adécio também se queixou de contratos feitos pela diretoria atual, os quais, segundo ele, “não se explicam”. “Está aí o ABC com uma arrecadação aproximadamente de um milhão e quatrocentos mil reais para ir praticamente para a zona de rebaixamento, contratos que não se explicam, contratos que chegam aí com jogador bichado, que não têm a menor condição. Todo mundo sabe quais são os problemas do ABC. 

O ABC precisa de um lateral esquerdo, de um camisa 10, e de um volante que saia para o jogo, mas nada disso é feito. Se contrata 5, 6, 8, 10 para fazer banco. Quando um time está mal colocado como está o ABC não se contrata jogador para fazer passe, se contrata para resolver o problema”, analisou, se portando, mais uma vez, à diretoria do clube. “Eu estou muito à vontade. 

Eu sou amigo de Rogério Marinho, ele está prestando um serviço. Rogério Marinho é diretor administrativo e financeiro já para encontrar um caminho. O presidente é Rubens Guilherme. Ninguém sabe quem decide, ninguém sabe quais são os caminhos”.

Assecom\Rafael Maia