Ideia é divulgar conteúdo informativo sobre os direitos dos cidadãos, com abordagem bem-humorada e dinâmica
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da cultura de direitos humanos no Brasil e aproximar o Ministério Público da sociedade, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou nesta terça-feira, 23 de junho, a campanha “João Cidadão”. A ideia é divulgar conteúdo formativo e informativo sobre os direitos de todos os cidadãos, por meio de uma abordagem bem-humorada e dinâmica, apta a aproximar a sociedade - e principalmente os jovens - do debate sobre a cidadania.
Durante o lançamento, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enalteceu a relação direta entre educação e cidadania. “Tudo começa com a educação. Temos que regar a semente para, no futuro, haver uma sociedade melhor e mais justa. E ao se atingir o público-alvo da campanha, que são os jovens, haverá mudança de paradigma das novas gerações”, afirmou. Além do público jovem, a iniciativa visa alcançar pais, educadores, membros e servidores do Ministério Público e a sociedade em geral.
O evento contou com a presença de autoridades, como o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), conselheiros e membros auxiliares do CNMP e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), procuradores-gerais de Justiça, membros do MP brasileiro e da Secretaria da Reforma do Judiciário.
De acordo com o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios, a campanha “João Cidadão” terá a oportunidade de criar uma cultura de paz nas redes sociais, “para ter um país com menos ódio e menos ressentimentos”.
Luciana Loureiro, procuradora da República e diretora-geral da Fundação Pedro Jorge, acredita que “João Cidadão” tem o potencial de difundir entre os jovens, de forma lúdica, os direitos fundamentais. “O projeto ultrapassa a barreira da linguagem, que é próxima dos jovens. O Ministério Público Federal está disposto a colaborar. Essa cooperação vai proporcionar que se colham grandes frutos”.
Sobre a campanha - Para transmitir as informações da campanha e interagir com os usuários, foi criado o personagem João Cidadão, um jovem de 17 anos, bem-humorado e antenado nos assuntos relacionados à cidadania e à atuação do Ministério Público. O João terá um perfil próprio nas redes sociais e fará postagens periódicas com situações concretas vividas no cotidiano. As postagens serão criadas com humor e informação, numa linguagem descontraída e direta. Confira a página oficial no Facebook.
Além do João Cidadão, a Dora Promotora e o Wander Lei também foram personagens escolhidos para expressar as diferentes identidades e desafios que caracterizam a busca pela efetivação dos diretos humanos no Brasil. Representam ainda a tríade Ministério Público, Educação em direitos humanos e Juventude Brasileira, principal foco da campanha.
De acordo com o Censo IBGE, o Brasil possui 51,3 milhões de jovens, o equivalente a 26,1% do total da população (dados de 2010). A pesquisa “Agenda Juventude Brasil: Pesquisa Nacional Sobre o Perfil e Opinião dos Jovens 2013”, realizada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), aponta que 90% dos jovens brasileiros reconhecem que aumentar o respeito aos direitos humanos é um desafio que precisa ser enfrentado no Brasil, mas apenas 13% gostariam de discutir cidadania e direitos humanos com os amigos. Nesse contexto, o CNMP e o MP querem contribuir para superar essa contradição.
A partir do dia 29 de junho, estará disponível o hotsite da campanha no endereço:www.cnmp.mp.br/joaocidadao.
Fonte: Ascom/CNMP
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