O trabalho é essencial para a condição humana: promove a manutenção financeira e dignifica por meio de realizações pessoais. Para lembrar da importância do trabalho na vida de cada um, o primeiro dia do mês de maio, além de ser um dia de descanso, é uma data com ações voltadas para os trabalhadores.
A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no Brasil, por exemplo, foi anunciada neste dia, em 1943. Por alguns anos, o reajuste anual do salário mínimo também aconteceu no Dia do Trabalhador.
O dia é feriado em cerca de 80 países do mundo como Brasil, Portugal, Rússia, Espanha, França, Japão. O feriado nacional instituiu-se por influência de imigrantes europeus, que em 1917 paralisaram seus trabalhos para reivindicar direitos.
Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial. No Governo do Rio Grande do Norte, as ações de apoio ao trabalhador concentram-se na Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – Sethas. Eis uma lista das principais iniciativas: - Restaurante Popular Programa de segurança alimentar que garante ao trabalhador uma refeição diária com alto valor nutritivo ao custo simbólico de R$ 1.
A refeição tem esse preço para o trabalhador porque é subsidiada pelo Governo do Estado e chega a custar até R$ 8,00 aos cofres públicos.
Conta atualmente com 24 restaurantes populares em 20 municípios potiguares, assegurando diariamente 19 mil refeições à população de menor poder aquisitivo. As unidades estão nos municípios de Natal (três), Mossoró, Assu, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Parelhas, Areia Branca, Extremoz, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, João Câmara, Parnamirim, Canguaretama, Santo Antônio e Apodi.
Fonte:http://www.rn.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário