ASSECOM/RN
A Governadora Rosalba Ciarlini anunciou na tarde desta quarta-feira (1), durante visita à Cidade da Criança, a reabertura da área no próximo dia 12 de outubro.
Com um total de 25 mil m², a obra proporcionará mais um espaço de cultura e lazer para a cidade, sendo mais uma opção para crianças e toda a família.
O projeto foi elaborado pela Secretaria Extraordinária de Estado da Cultura (Secult/FJA) e a fiscalização da obra está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN). O investimento da obra foi de R$ 4.976.447,42.
A obra de revitalização da Cidade da Criança chegou à fase final e estão sendo concluídos os últimos testes de iluminação e serviços de pintura, aplicação de grama e revisão das estruturas prontas.
O espaço está recebendo ainda os mobiliários, equipamentos, sinalização entre outros pequenos ajustes. Na visita, a Governadora foi acompanhada das secretárias de Estados da Infraestrutura, Kátia Pinto, da Cultura, Isaura Rosado, do titular da Seara, Rodrigo Fernandes, e do diretor da Cidade da Criança, Valtenor de Oliveira.
A reforma garantiu um novo prédio para administração, escola para aulas de artes, salão para festas e auditório com capacidade para 100 pessoas.
Outros ambientes como museu taxiderme (com exposição de animais empalhados), capela (onde será montada uma exposição permanente de um presépio), torres de vigilância, quiosques, biblioteca e anfiteatro passaram por uma restauração.
Assim como a lagoa, que precisou passar por reparos, limpeza e instalação de grades de proteção. Além da implantação de um novo projeto paisagístico e de acessibilidade.
De acordo com a Governadora, a reforma e readequação da Cidade da Criança devolverá aos potiguares mais um equipamento voltado à cultura, ao lazer e ao entretenimento de crianças, jovens e adultos.
“A recuperação desse espaço é um resgate dessa área que estava fechada há muito tempo.
Foi preciso fazer um trabalho de saneamento e despoluição na lagoa que temos aqui porque parte do esgoto da região era jogado nela.
Fizemos um espaço de acordo com as normas da acessibilidade e onde as crianças vão ter museu, capela, casa da vovó, além de uma ampla área para a prática esportiva”, declarou.
A secretária Isaura Rosado acrescentou que, a partir da inauguração, serão realizadas de quinta a domingo no mês de outubro apresentações culturais com artistas do Rio Grande do Norte, show de mamulengos, quadrilha e apresentações teatrais.
No dia 12 de outubro, à tarde, o coral do Instituto Federal de Educação Infantil fará uma apresentação, e no início da noite o responsável pelo show será Arthur Soares, na programação do “Outubro, alegria da criança”.
O horário de funcionamento da Cidade da Criança será das 8h às 18h. De 13 de outubro a 31 de outubro, as atrações culturais ocorrerão pela manhã e à tarde gratuitamente.
A partir de 1º de novembro, será cobrada uma taxa simbólica apenas dos adultos.
A titular da Infraestrutura, Kátia Pinto, comentou que a nova Cidade da Criança obedece ainda aos parâmetros urbanísticos e paisagísticos.
“A obra está muito bonita, mas o mais importante é que ela será entregue à população com uma nova cara, novos brinquedos, estrutura remodeladas. Isso é muito importante para aqueles que vão utilizar o espaço, sobretudo as crianças”, encerrou.
Cidade da Criança
Inaugurada em 31 de janeiro de 1962, o parque é destinado principalmente ao público infantil.
A sua reestruturação faz parte do plano de incentivo à cultura do Governo do Estado.
O espaço foi fechado em 2008 pelo Corpo de Bombeiros por não oferecer as condições necessárias de segurança aos frequentadores.
Agora toda área conta com equipamentos de acessibilidade e projeto de combate incêndio.
Fonte:http://www.rn.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário