Para organizar as ações que serão realizadas no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Ações de Saúde (SUAS), reuniu, na última sexta-feira (4), representantes da Comissão Estadual de Bancos de Leite Humano, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) e Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (Sopern).
De acordo com Evanuzia Dantas, coordenadora estadual de aleitamento materno, as atividades da Semana Mundial de Amamentação pretendem abranger tanto os profissionais de saúde quanto a população. “A ideia é sensibilizar a todos sobre a importância da amamentação como um dos pontos essenciais para a redução da mortalidade infantil”, disse.
No Estado, a programação da Semana de Amamentação terá início no dia 4 de agosto, com palestra e mesa-redonda na Associação Médica do RN, para os profissionais de saúde da atenção básica, maternidades e bancos de leite. No dia 5, haverá um mutirão de palestras com os agentes comunitários de saúde nos cinco distritos sanitários de Natal e também nos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba.
O objetivo é mobilizar e sensibilizar estes profissionais que tem maior contato com as mães e bebês, principalmente no pós-parto, com aulas demonstrativas e orientações quanto às melhores posições de aleitamento e a correta pega do bebê no seio da mãe.
No dia 9 de agosto acontece uma grande ação voltada para a população. Neste dia, na Zona Norte de Natal, acontece um “mamaço” com várias mães reunidas e amamentando seus filhos. Além disso, diversos serviços de saúde serão oferecidos à população como os exames da triagem neonatal (teste do olhinho, teste do pezinho e teste da orelhinha), suplementação de vitamina A e atualização da caderneta de vacinação das crianças.
Uma t
Os bancos de leite figuram entre as principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil, inseridos na estratégia da Rede Cegonha. Cada litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos internados por alimentação, dependendo da necessidade. Toda mulher que amamenta pode doar leite materno para atender a demanda de bebês prematuros e de baixo peso.
Assessoria Sesap
-

Nenhum comentário:
Postar um comentário