Encerramento da festa dos Mártires reuniu mais de 100 mil pessoas, em Uruaçu. Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, leu decreto durante celebração eucarística |
Mais de 100 mil pessoas participaram na última quinta-feira, dia 03 de outubro, do encerramento da festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu. Durante a celebração eucarística, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha leu o decreto que oficializa os Protomártires do Brasil, como padroeiros do Rio Grande do Norte.
De acordo com o decreto, “o reconhecimento por parte do poder público civil, através da Assembleia Legislativa e do Governo do RN, decretando o dia 03 de outubro, dia da Festa dos Protomártires do Brasil, feriado estadual; tendo consultado o bispo diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Monsenhor Ivanoff Pereira, dioceses sufragâneas desta Arquidiocese de Natal, e recebido deles a concordância. Proclamo através deste decreto que o Pe. André de Soveral e o Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Presbíteros, e o Leigo Mateus Moreira e seus companheiros mártires sejam venerados como Padroeiros do Estado do Rio Grande do Norte e celebrados como Solenidade em todas as Igrejas e Capelas do Estado no dia 3 de outubro, Memória Litúrgica dos Protomártires do Brasil. Este Decreto seja enviado à Cúria das Dioceses de Mossoró e Caicó para as devidas providências neste sentido. Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana nesta Arquiepiscopal Cidade do Natal, aos três dias do mês de outubro do ano do Senhor de dois mil e treze, sob o nosso sinal e selo de nossa chancelaria”. Durante a homilia, Dom Jaime relembrou a importância desta festa. “Não há maior prova de amor do que derramar o sangue por seus irmãos. E é esse sinal belíssimo de fé que nos envolve e nos reúne hoje, aqui neste Monumento dos Mártires”, ressalta.
Por Pascom/ArquidiocesedeNatal
|
sábado, 5 de outubro de 2013
Protomártires do Brasil são decretados padroeiros do RN
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário