Páginas

sábado, 5 de outubro de 2013

Protomártires do Brasil são decretados padroeiros do RN



Encerramento da festa dos Mártires reuniu mais de 100 mil pessoas, em Uruaçu. Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, leu decreto durante celebração eucarística
         Mais de 100 mil pessoas participaram na última quinta-feira, dia 03 de outubro, do encerramento da festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no Monumento dos Mártires, em Uruaçu. Durante a celebração eucarística, o arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha leu o decreto que oficializa os Protomártires do Brasil, como padroeiros do Rio Grande do Norte.
De acordo com o decreto, “o reconhecimento por parte do poder público civil, através da Assembleia Legislativa e do Governo do RN, decretando o dia 03 de outubro, dia da Festa dos Protomártires do Brasil, feriado estadual; tendo consultado o bispo diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o administrador diocesano de Caicó, Monsenhor Ivanoff Pereira, dioceses sufragâneas desta Arquidiocese de Natal, e recebido deles a concordância. Proclamo através deste decreto que o Pe. André de Soveral e o Pe. Ambrósio Francisco Ferro, Presbíteros, e o Leigo Mateus Moreira e seus companheiros mártires sejam venerados como Padroeiros do Estado do Rio Grande do Norte e celebrados como Solenidade em todas as Igrejas e Capelas do Estado no dia 3 de outubro, Memória Litúrgica dos Protomártires do Brasil. Este Decreto seja enviado à Cúria das Dioceses de Mossoró e Caicó para as devidas providências neste sentido. Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana nesta Arquiepiscopal Cidade do Natal, aos três dias do mês de outubro do ano do Senhor de dois mil e treze, sob o nosso sinal e selo de nossa chancelaria”.
Durante a homilia, Dom Jaime relembrou a importância desta festa. “Não há maior prova de amor do que derramar o sangue por seus irmãos. E é esse sinal belíssimo de fé que nos envolve e nos reúne hoje, aqui neste Monumento dos Mártires”, ressalta.

Por Pascom/ArquidiocesedeNatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário