Páginas

domingo, 6 de outubro de 2013

Campanha Outubro Rosa em Touros tem programação especial


Com o objetivo de alertar as mulheres sobre o aumento do número de câncer de mama, campanha mundial chega a Touros com atividades de prevenção e orientação.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação de Epidemiologia de Touros, elaborou uma programação especial para alertar a população local sobre a importância da campanha internacional Outubro Rosa. A ideia é chamar a atenção das mulheres sobre o aumento do número de câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Em Touros, serão realizadas oficinas de prevenção, caminhada e a decoração de prédios públicos.

“O objetivo é divulgar, de modo simples e eficaz, todas as contribuições dos vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas tonalidades prédios públicos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais, por isso, resolvemos desenvolver em Touros ações que contribuíssem com a campanha. Será uma primeira experiência que, com certeza, dará início a várias outras ações”, explicou Kelly Lima.

As atividades estão previstas para ter início no dia 8 de outubro com a iluminação da Prefeitura ou Centro de Turismo e fixação de laços cor de rosa em prédios públicos. No dia seguinte (9), tem início as oficinas semanais nas unidades do Largo e Centro com médicas, nutricionistas e enfermeiras. As oficinas também serão realizadas, a partir do dia 10, com fisioterapeutas e, a partir do dia 15, nas unidades da Esquina do Brasil, com médicas, nutricionistas e enfermeiras. No dia 16, as oficinas semanais nas unidades da Esquina do Brasil serão ministradas por uma fisioterapeuta. O encerramento das atividades acontece no dia 23 de outubro com a “caminhada das vitoriosas” pela Avenida 27 de março.

Ainda sobre as oficinas semanais é importante a população ficar atenta ao inicio e dias de todas as atividades. As oficinas de Nutrição, por exemplo, acontecem sempre as quartas-feiras de outubro nas unidades de Saúde do Centro, Largo e Esquina do Brasil. Com o acompanhamento de uma nutricionista as interessadas irão saber qual a alimentação mais saudável, principalmente, para mulheres na faixa etária que a doença mais atinge.

As oficinas de Fisioterapia acontecem nas mesmas unidades de Saúde, sempre as terças-feiras. “A Fisioterapia atua na prevenção da doença estimulando a saúde e a boa coordenação do gesto, quanto mais consciência que se tem do corpo, melhor atuação e melhor colocação da saúde. Mudar de hábitos, criar consciência para movimentos como subir escada, sentar em uma cadeira, levantar peso, a melhor posição para dormir, a melhor posição para assistir televisão, enfim, é uma dinâmica que melhora o uso do gesto e da organização de tarefas comuns. As massagens, as manipulações e os exercícios ganham uma força a mais para reeducar o corpo. As pessoas de todas as idades preocupadas com seu gesto, sua saúde podem frequentar este trabalho onde escovas, bambus, almofadas, ma
ssagens, exercícios ganham um novo conceito”, explicou a coordenadora de Epidemiologia de Touros.

Campanha Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Outubro Rosa teve início na Califórnia com o objetivo de dar visibilidade à causa do câncer de mama no mundo, fortalecendo a importância do diagnóstico.
A campanha teve seu início marcado pela iluminação de monumentos históricos tomou proporções mundiais passando pela Torre de Pisa na Itália, Arco do Triunfo na França e chegou ao Brasil. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Desta forma, a iluminação assume um papel importante de leitura visual compreendida em qualquer lugar do mundo. O Brasil é mundialmente conhecido pelo seu maior símbolo, a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que ganha a cor da campanha durante o mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário