Numa proposição do deputado José Adécio (DEM), a Assembleia Legislativa concedeu, nesta segunda-feira (23), o título de cidadão norte-riograndense ao presidente do (PSDC), Partido Social Democrata Cristão, José Maria Eymael, natural de Porto Alegre (RS).
O homenageado iniciou sua carreira política como militante do Partido Democrata Cristão (PDC), extinto durante o regime militar. Eymael foi deputado constituinte e ficou entre os 15 parlamentares que mais tiveram artigos aprovados na elaboração da Constituição Federal de 1988, citado pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) como um dos mais influentes no Congresso Nacional.
“Esta homenagem é para que no seu aspecto formal e simbólico Eymael irmanize-se aos demais potiguares, a nomes como Auta de Souza, Alberto maranhã, Dinarte Mariz, Café Filho, Cortez pereira, Djalma maranhã, Aluízio Alves, entre tantos outros nomes ilustres que povoaram de grandeza a história política do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou José Adécio.
O parlamentar disse que faz sempre uma seleção rigorosa na escolha dos nomes que apresenta a Casa para receber a honraria.
José Adécio citou conquistas importantes para o trabalhador brasileiro, graças aos artigos do homenageado, como o aviso prévio de 30 dias para todos os trabalhadores; a jornada semanal de 44 horas; o direito ao lazer, entre outros. “Aqueles que prestam serviço à pátria devem ter reconhecidos os seus méritos em qualquer quadrante de nossa imensa nação e José Maria Eymael abriga, na sua personalidade e no seu caráter, as qualidades indispensáveis à outorga desta honraria”, disse.
O mais novo cidadão norte-riograndense fez um emocionado pronunciamento: “Desde menino, quando eu estudava o mapa do Brasil e descobri que existia outro Rio Grande, tive uma sensação comum a todos os gaúchos, uma identidade e este título tem um significado extraordinário, que me possibilita dizer que esta terra também é minha, sou filho daqui, pelo diploma que esta Casa me outorgou e que colocarei em local de honra na sede do meu partido”, disse o ex-deputado.
Assecom\Rafael Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário