Durante reunião na manhã da segunda-feira (1º) representantes de diversos órgãos ligados ao monitoramento e prevenção de acidentes de trânsito estiveram reunidos, no Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), para discutir ações de mobilização do Projeto Vida no Trânsito, além de detalhar as atividades da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro.
Em atividade no Rio Grande do Norte desde 2013, o Projeto Vida no Trânsito tem o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito e o número de vítimas fatais através de ações educativas e de prevenção. O Projeto é intersetorial e envolve as Secretarias Estadual (Sesap) e Municipal (SMS- Natal) de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192/RN e SAMU Natal), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP).
Todos estes órgãos compõem uma Comissão e trabalham para subsidiar os gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações.
Em pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2009, o Brasil aparece em quinto lugar em número de vítimas fatais no trânsito.
Através do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito - lançado em 2011 pelos Ministérios da Saúde e das Cidades - espera-se reduzir em 50% estes acidentes no país até o ano de 2020, dentro da proposta da “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.
De acordo com dados do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), de janeiro a junho de 2014, o RN registrou 340 acidentes com vítimas fatais, sendo 97 somente na Região Metropolitana de Natal.
Os acidentes envolvendo motocicletas somam 43,9% dos óbitos. Semana Nacional de Trânsito De 18 a 25 de setembro diversas ações estão previstas para acontecer em todo o estado, como a distribuição de material educativo, oficinas e ações de orientação em faixas de pedestres e passarelas.
A Sesap, através de seu Núcleo de Prevenção às Violências, dará apoio a estas atividades, que este ano terão como foco o tema “Cidade para as pessoas – proteção e prioridade ao pedestre”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário