Páginas

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Parnamirim vai ganhar reforço na segurança


Uma base móvel, uma viatura de apoio, duas motos, trinta câmeras e pistolas elétricas. Este é o material que Parnamirim irá dispor para implementar o programa federal Crack é Possível Vencer. Cerca de 40 policiais estão passando por capacitação e em breve se transformarão em operadores para atuarem nas ruas da cidade.
A expectativa é de que o trabalho entre na parte prática ainda este ano. De acordo com o coronel da PM Jânio Marinho da Silva – coordenador do Programa para Cidadania e multiplicador nacional da Polícia Comunitária, Parnamirim está na fase da capacitação, mas ainda passará pela operacionalização. “Temos até 31 de outubro para capacitar todos os policiais de Parnamirim, Mossoró e Natal”, disse. No Rio Grande do Norte o governo federal irá investir R$ 4 milhões e formará 160 agentes, sendo 40 para Parnamirim.
“Esta formação é para orientar os policiais sobre as abordagens a serem feitas, como utilizar as armas não letais e como diferenciar o usuário de droga e o traficante”, explicou o coordenador.
A Polícia Comunitária tem um caráter preventivo e o seu objetivo é reduzir o número de crimes, o dano à vítima e a modificação dos fatores ambientais e comportamentais. Os eixos do programa incluem prevenção, autoridade e cuidado. A idéia é trabalhar a questão das drogas, nas escolas, nas comunidades e entre as famílias.
As 30 câmeras serão instaladas nos bairros de acordo com a necessidade. Para isso, um diagnóstico foi realizado com base no número de ocorrências que envolvam drogas.
“Estas câmeras serão monitoradas pela própria base móvel. E não terão um ponto fixo. Poderão ser transferidas de locais”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário