Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Estudantes do IFRN apresentam projetos tecnológicos para inclusão social e acessibilidade



Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), apresentam, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), projetos tecnológicos que podem ajudar na inclusão social e acessibilidade da população. Os trabalhos vão ser expostos durante a IV Mostra Tecnológica do IFRN, parte da programação da segunda edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), evento realizado no Campus Parnamirim, desta quarta (23) até o sábado (26).

Entre os trabalhos apresentados está a “Bengala Eletrônica”: o equipamento tem como finalidade ajudar na locomoção de deficientes visuais. Ele emite um sinal vibratório na mão do usuário ao identificar algum obstáculo, evitando acidentes. Outro projeto que vai ser apresentado é a “Tecpulse – análise da saúde pelo pulso”, que visa desenvolver uma pulseira que alerte sobre possíveis quedas de idosos a pessoas responsáveis por eles, além de acompanhar outras variáveis relacionadas à saúde dos usuários.

Para o coordenador da Mostra Tecnológica, professor João Teixeira, a atividade é uma oportunidade para que os projetos sejam aprimorados e expostos à população. “A mostra tecnológica é uma grande oportunidade para que os nossos alunos mostrem sua produtividade científica e tecnológica para a comunidade do IFRN e à população. A ideia é que, a partir das críticas e sugestões ao longo da mostra, os estudantes possam aprimorar os projetos para que eles realmente possam ser disponibilizados à sociedade”, comentou.
Ao todo, a Mostra vai contar com 38 trabalhos. Nos dois dias de atividade vão ser realizadas demonstrações práticas de projetos, com visitação aberta ao público.

Os trabalhos disputam oito credenciais para competições científicas nacionais que credenciam para eventos internacionais, entre elas, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP).

 “Pela primeira vez, a Mostra Tecnológica vai contar com oito credenciamentos para eventos nacionais e este é um incentivo que nós tentamos dar a nossos alunos para que eles possam mostrar os trabalhos desenvolvidos nos campi e ir além das portas do IFRN”, acrescentou Teixeira.
Além da Mostra Tecnológica, na quinta-feira, acontecem atividades do Prêmio de Empreendedorismo Inovador, palestras, apresentações orais, apresentações de pôsteres e da Mostra Coletiva de Arte, com exposições ao longo do dia e apresentações de teatro e música à noite.
Crab
Durante a Mostra Tecnológica, um protótipo em tamanho geral do projeto Crab (caranguejo em inglês), espécie de carro coberto que permite ao deficiente físico que utiliza cadeira de rodas passear na areia sem dificuldade de locomoção, vai ficar exposto. O projeto recebeu o prêmio máximo do Quadro Jovens Inventores do Programa Caldeirão do Huck.
Sobre a Secitex
Com o tema "Ciência alimentando o Brasil", a segunda edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte acontece no Campus Parnamirim e deve reunir mais de 3,3 mil participantes dos 21 campi e da Reitoria. O evento engloba atividades do I Prêmio de Empreendedorismo Inovador; o XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic); o IV Simpósio de Extensão; a IV Mostra Tecnológica; a  III Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN-Campus Parnamirim; Mostra Coletiva de Arte da Instituição; a II Olimpíada de Robótica do IFRN; e I Simpósio sobre o Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Secinam).​



Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário