Páginas

domingo, 9 de outubro de 2016

Outubro Rosa será tema de solenidade na Assembleia Legislativa



Por proposição da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), a Assembleia Legislativa vai promover nesta segunda-feira (10), às 9h30, uma Sessão Solene em alusão à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Além de chamar a atenção para o tema, a solenidade também vai homenagear doze mulheres que venceram o câncer de mama e estão em tratamento contra a doença.
“É preciso alertar a população sobre o câncer de mama, que é o tipo mais comum entre as mulheres. A prevenção e o diagnóstico precoce são os únicos meios de salvar vidas já que as chances de cura são de 95% quando um nódulo é descoberto logo no início. As mulheres que serão homenageadas são exemplos de superação contra essa doença”, avalia Cristiane.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada dois minutos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama. Na luta contra a doença, o principal agravante é que boa parte dos casos só são diagnosticados em estágio avançado.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano. Neste ano, a estimativa do Inca é que sejam diagnosticados 57.960 mil novos casos no Brasil.
Em 1997 foi criada nos Estados Unidos a campanha Outubro Rosa. A mobilização alerta para a importância da detecção precoce do câncer de mama por meio da mamografia. Em Natal, a campanha começou em 2009, trazida pela Liga Contra o Câncer por meio de voluntárias, quase todas ex-pacientes.
Para participação na sessão solene da Assembleia, foram convidados representantes da Liga Norte Riograndense contra o Câncer, Sociedade Brasileira de Mastologia, Secretaria Estadual de Saúde, Grupos de apoio ao câncer: Reviver, Despertar e Rede Feminina, sociedade civil e parlamentares.
Venda de camisas
Para colaborar com as ações de prevenção realizadas pelo Grupo Reviver, a deputada Cristiane Dantas está promovendo, através de seu gabinete parlamentar, a venda de camisetas da campanha Outubro Rosa. A camisa custa R$ 20 e o dinheiro será revertido para a realização de exames de mamografia gratuitos para mulheres de baixa renda.
Fonte:http://www.al.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário