Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Exposição Ventos Uivantes começa nesta quinta-feira no Parque da Cidade




O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebe a partir desta quinta-feira (6), a exposição Ventos Uivantes. A apresentação de abertura será das 15h às 18h, no auditório. O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Laurita Salles, do curso de Artes Visuais da UFRN e é formado por docentes e estudantes de diversas áreas do conhecimento, com foco interdisciplinar. 

“O espetáculo inspira-se no fenômeno do vento em sua dimensão de força da natureza e que é muito intenso em Natal, especificamente, no Parque da Cidade. Mostra aos espectadores, por meio de equipamentos instalados, o movimento do ar, como vento, em cidade onde sua emergência marca a vida de seus habitantes, mesclando-o ao final, com o “sopro” humano de pessoas do público que movimentarão girandolas luminosas e espetáculo de som computacional em tempo real”, explica a professora.

A exposição é possível a partir de um conjunto de dispositivos capaz de perceber a velocidade e direção do vento e de outros índices da natureza vinculados a ele, transformando esses dados em sequências de som e luz, apresentados em dois ciclos principais. O primeiro relaciona a velocidade e direção do vento a uma cúpula luminosa que se movimenta e ilumina a sala de exibição monitorada por estes elementos da natureza em conjunção com composições eletroacústicas de autoria do compositor da EM/Escola de Música da UFG/Universidade Federal de Goiás, Sergio de Alencastro Valentim e da EM da UFRN, Gabriel Gagliano. 

O segundo ciclo é iniciado pela movimentação do ar humano, através de um sensor de sopro que mobiliza giroscópios luminosos com imagens móveis acompanhadas de espetáculo sonoro em tempo real, composição eletrônica também de Gabriel Gagliano.

A obra será apresentada em sequência contínua, nos dias 06, 13, 20, 27 e 30 das 15h as 18h e dias 11, 20 e 27, para grupos de cerca de 20 pessoas, em horários alternados, das 9h as 12h ou 15h as 18h, as terças e quintas-feiras do mês de outubro com uma programação diferenciada no dia 20 (durante a CIENTEC/ Semana de Ciências e Tecnologia, também realizada no Parque da Cidade) e em sessão especial no domingo 30 de outubro, ocasião que os artistas e pesquisadores criadores da obra estarão à disposição para um encontro público. 

O evento é aberto ao público em geral, recebendo também grupos de estudantes das escolas de ensino fundamental e médio de Natal, agendados por meio do telefone 3232-3207/3232-3074. A entrada e estacionamento no Parque da Cidade são gratuitos.


Fonte:/natal.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário