Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Em palestra para universitários, Agripino reforça importância de ensinar ao brasileiro a prática do empreendedorismo



Autor da primeira lei do mundo que regulariza as empresas juniores no Brasil, o presidente nacional do Democratas, José Agripino (RN), disse que estimular o crescimento profissional da juventude, por meio do empreendedorismo, é uma das principais ferramentas para garantir o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Em palestra proferida em uma universidade particular de Brasília (DF), na noite desta segunda-feira (24), Agripino contou que tem trabalhado para que outros projetos de sua autoria, ligados ao setor, sejam aprovados o mais rápido possível no Congresso Nacional.

“Sou um defensor convicto do empreendedorismo porque entendo que ele abre caminhos para a geração de emprego e de renda no país, principalmente para quem está começando a vida profissional”, frisou. “O jovem encontra no ato de empreender um caminho para o sucesso pessoal e profissional e, ao mesmo tempo, tem espaço para desenvolver o talento, a criatividade, gerando competitividade no mercado de trabalho”, destacou.

Agripino é autor de seis projetos de lei que incentivam a vida profissional de quem tem interesse em empreender. O mais recente (PLS 772/2015), em tramitação no Senado, inclui o empreendedorismo nos currículos dos ensinos fundamental, médio e superior. "O objetivo é desenvolver um ensino mais criativo e formar pessoas com mais iniciativa para gerar seu próprio emprego e quem sabe gerar emprego para outros também", concluiu o parlamentar, aplaudido por cerca de 250 jovens.



Conheça outras propostas apresentadas pelo senador ligadas ao empreendedorismo

Empresa Júnior
O senador é autor da primeira Lei (13.267/2016) no mundo que disciplina o funcionamento das empresas juniores (EJs) nas universidades públicas e privadas do Brasil. Para ele, conseguir a aprovação e sanção dessa legislação foi uma das maiores conquistas de sua vida pública.

Startups
Esse projeto cria o Sistema de Tratamento Especial a Novas Empresas de Tecnologia (SisTENET) e prevê que, ao aderir a esse sistema, a startup conseguirá isenção total e temporária do pagamento de todos os impostos federais. O projeto recebeu o apoio oficial da empresa Google, maior site de pesquisa do mundo.

“Investidor Anjo”
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento das startups, Agripino apresentou projeto de lei que deduz em até 20% do Imposto de Renda as aplicações feitas por investidores nesse tipo de empreendimento. São os chamados “investidor anjo”. A ideia do parlamentar potiguar recebeu elogios de especialistas e já foi destaque na revista Isto É Dinheiro, uma das mais lidas pelo setor empresarial.

Prêmio Jovem Empreendedor
O senador propôs a criação de uma premiação anual para jovens e empresas, públicas ou privadas, de âmbito nacional, que se destacarem na promoção do empreendedorismo. O projeto já foi aprovado em definitivo. 

Empreendedorismo Rural
Projeto do senador oferece, via Projovem, cursos de profissionalização, além de uma bolsa-educação para jovens empreendedores do campo. A outra iniciativa cria a Política Nacional de Estímulo ao Empreendedorismo do Jovem do Campo (PNEJC), com foco na capacitação técnica e difusão do crédito rural entre os jovens. 

Fotos: Mariana Di Pietro


Rominna Jácome
Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário