Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alunos da Rede Municipal de ensino participam do 14º FICI




Natal sedia de 21 a 30 de outubro o 14º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Durante este período, cerca de dois mil alunos da rede municipal de ensino, irão participar do projeto “A tela na sala de aula”, em que professores e alunos da rede pública saem da rotina e se divertem juntos, descobrindo o que há de melhor no cinema. A proposta do projeto é oferecer filmes de diversas nacionalidades que possam servir de ferramenta para que o professor trabalhe diversas temáticas em sala de aula. O FICI acontece no Cinemark Natal.

No primeiro dia do FICI, a estudante da Escola Municipal 4º Centenário, Lavínia Dorizelli dos Santos, de 13 anos, foi com um grupo de 42 colegas ao cinema participar de uma sessão. Ela assistiu aos curtas “O melhor som do mundo”, “Vai que é tua Tafarinha” e “A culta é do Neymar”, todos produzidos no Brasil. Foi a primeira vez de Lavínia Santos no cinema. “Eu moro com minha avó no Passo da Pátria e nunca vim ao cinema. Estou muito feliz.”.

De acordo com a gestora administrativa da Escola Municipal 4º Centenário, Fátima Maria Pinheiro de Souza, o Festival é muito interessante, pois é a oportunidade para muitos estudantes de entrar no cinema pela primeira vez, além da questão pedagógica. “Os professores estão programando uma atividade de leitura, de reescrita e de produção de texto”.

Aluno da Escola Municipal Professora Palmira de Souza, Fernando Augusto Lopes, de 13 anos, conta que frequenta com assiduidade o cinema. Porém, a oportunidade de assistir um filme com os amigos da escola é muito interessante. “Eu gosto do cinema. Eu frequento muito. Os últimos filmes que eu assisti no cinema foram Batman v Superman e Capitão América: Guerra Civil. O ano passado eu também participei do FICI”.

Para a professora de Língua Portuguesa, Érica Poliana Nunes de Souza Cunha, a participação dos alunos no Festival é muito importante. “Podemos trabalhar várias questões em sala de aula. Gêneros discursivos, linguagens e narrativas são elementos presentes no filme e no curta-metragem que compõem o conteúdo do Ensino Fundamental”.

A Escola Municipal Professora Palmira de Souza, está localizada na Rua Volta Redonda, S/N no Conjunto Santa Catarina, e de acordo com a professora Érica Cunha, 189 alunos participaram do FICI acompanhados de um grupo de 13 professores.
Durante o FICI, os alunos participaram de uma conversa com a jornalista Michelle Ferret, dentro do projeto “O pequeno jornalista”, para que os alunos observem aspectos como roteiro, direção e fotografia. “Ao final da sessão dialogamos e contam em casa e também na escola. É uma brincadeira em que eles são críticos de cinema por um dia”, explica Ferret.


Fonte:/natal.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário