Páginas

sábado, 23 de julho de 2016

Ações de prevenção às hepatites virais são intensificadas no Julho Amarelo





Com a programação de diversas unidades já confirmada, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal está preparada para fazer do "Julho Amarelo" o mês de conscientização acerca da prevenção contra as hepatites virais. Por meio do Núcleo Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, estão programada ações de conscientização, além da realização de testes rápidos e uma parte educativa, em diferentes locais do município.

As ações começarão neste sábado (23) na Unidade de Saúde da Família de Monte Líbano, no horário da manhã, das 7h30 às 12h, onde serão realizadas rodas de conversas focando no tema "Hepatite: sem perceber, você pode ter!", aconselhamento pré e pós teste, realização de teste rápido para Hepatite C e Hepatite B e imunização para Hepatite B.
Em seguida, na próxima quarta-feira (27), será a vez das Unidades Básicas de Saúde das Quintas e do Parque dos Coqueiros contribuírem com a ação. De manhã, na praia da redinha, começando às 8h, integrantes da unidade do Parque dos Coqueiros realizarão ações educativas, aconselhamentos e testes rápidos para a população.

No horário da tarde, a partir das 17h, a UBS Quintas disponibilizará vacinações de Hepatite B, testes rápidos de Hepatite, HIV e Sífilis, palestras sobre as Hepatites, confecção de cartão SUS, avaliações odontológicas e consultas clínicas. Além disso, nos dias 2 e 3 de agosto a unidade realizará novas rodas de conversa sobre Hepatites, levantamentos do número de salões de beleza, testes rápidos e vacinações contra a Hepatite B.

No dia seguinte, na quinta feira (28), na UBS Pitimbu, UBS Pajuçara e na Rodoviária de Natal, se dará continuidade à ação. Na Rodoviária de Natal e na UBS Pajuçara as ações acontecerão de forma simultânea e irão abranger os mesmos pontos oferecendo ações educativas, testagem rápida para Hepatites B e C e aconselhamento pré e pós teste, das 8h às 16h e das 9h às 14h, respectivamente. Em Pitimbu, os profissionais de saúde realizarão uma abertura com acolhimento na sala de espera, onde também será distribuído material educativo e preservativos e realizados testes rápidos, das 8h ás 14h.

Para fechar o mês de julho, na sexta-feira (29) a USF Nordelândia, UBS Candelária e UBS Novo Horizonte colocarão fim as atividades, começando às 8h, com uma série de ações educativas, aconselhamentos e testes rápidos para a Hepatite C e B.

Para ajudar a expandir ainda mais a preocupação com a preservação contra essa doença, a USF Nordelândia vem realizando exposições interativas com distribuição de panfletos e preservativos femininos e masculinos na sala de espera da unidade, como também foram feitas visitas aos salões de beleza e manicures distribuindo estes mesmos conteúdos e enfatizando a importância da vacinação contra a Hepatite B.


Fonte:natal.rn.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário