Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Produtores iniciam colheita de milho e feijão em São José de Mipibu

                                                                      www.g14.com.br

Na próxima quarta-feira (22), a partir das 5h, a Comunidade Laranjeira dos Cosmes, localizada no município de São José de Mipibu, distante cerca de 30 quilômetros da capital potiguar, realizará a colheita do milho e do feijão gerados a partir das sementes doadas pelo Governo do Estado no início deste ano. 

A ação acontece a partir do programa Banco de Sementes, coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Emater-RN e Prefeitura Municipal de São José de Mipibú, que distribuiu 1,5 tonelada de sementes, cuja colheita começa agora. 

As terras para o plantio ficaram a cargo da Prefeitura de São José de Mipibu, que arrendou e cedeu os 34 hectares, beneficiando 200 famílias que trabalham no cultivo das duas variedades de cereais. O milho, em particular, é um cereal que faz parte da cultura do Nordeste, e sua presença na mesa de nosso povo se mostra ainda mais marcante durante as festividades juninas. Nas comemorações em louvor aos padroeiros não pode faltar pamonha, munguzá ou canjica. E tudo é bem aproveitado. 

Além de utilizar o milho para produzir as iguarias, com a palha do milho, será feita silagem (método de produção que consiste na conservação de forragem para alimentação animal) que beneficiará os pequenos criadores de gado do município. Banco de Sementes O Programa de Distribuição de Sementes é desenvolvido a partir do Banco de Sementes. Dessa forma, o agricultor recebe os grãos e se compromete a devolver a mesma quantia para o próximo ano, garantindo assim a retroalimentação do sistema. 

Já foram entregues, este ano, mais de 604 toneladas de grãos de milho, feijão, arroz e sorgo a quase 46 mil agricultores de todo o estado. A Emater-RN atua na distribuição das sementes e no acompanhamento do plantio junto aos pequenos produtores locais. 

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário