Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

“Conciliação é a saída para acabar com gargalo de processos”, destaca desembargador



A 10ª Semana Nacional de Conciliação foi aberta nesta segunda-feira (23) no prédio do antigo Grande Hotel na Ribeira. A semana pretende celebrar a conciliação tanto em nível estadual como nacional e dar maior celeridade aos processos. 
O coordenador do Núcleo de Conciliação do Segundo Grau do TJRN, desembargador Cornélio Alves, ressaltou a importância da conciliação para desafogar o Judiciário, “chegamos agora em setembro ao número estratosférico de 105 milhões de ações no país, o que inviabiliza o trabalho do Judiciário. Existem diversas formas de acabar com esse gargalo, umas delas é a conciliação”.
Estavam presentes ao lançamento, o desembargador Gilson Barbosa, o desembargador Glauber Rêgo, a juíza aposentada Lindalva Medeiros e o diretor do Procon Municipal, Kléber Fernandes, que estava representando o prefeito de Natal.
Para a juíza aposentada e conciliadora de 2º grau, Lindalva Medeiros, o que precisa é uma mudança de cultura por parte da população: “as pessoas ainda estão acostumadas com o litígio e não com a conciliação”. Ela também ressaltou os benefícios de conciliar “o processo é mais célere e na conciliação não existem perdedores, todos ganham”.
A primeira audiência da semana aconteceu por volta das 10h da manhã. Na oportunidade, não foi possível um acordo, mas o advogado de uma das partes, Marcos Lacerda, comentou a iniciativa “acho que a conciliação é uma iniciativa importante a nível nacional, infelizmente algumas vezes não é possível, mas só a iniciativa por si só já é algo interessante. Com certeza é a melhor saída, menos demorada e consequentemente mais barata para o Poder Judiciário, todos saem ganhando”.
Estão pautados 231 processos para tentativa de acordo. As audiências acontecem de hoje a sexta-feira (27), no turno matutino e vespertino em quatro bancas. Os interessados em conciliar devem entrar em contato com o Tribunal de Justiça para inclusão na pauta do Centro de Conciliação do 2º Grau.
Fonte:http://www.tjrn.jus.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário