Páginas

domingo, 11 de outubro de 2015

TOUROS: PARÓQUIA DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES PREPARA PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO PADROEIRO

                                                        Foto:tourosemfoco.blogspot.com

A Paróquia do Bom Jesus dos Navegantes , prepara a programação da festa do seu padroeiro 2015 a ser desenvolvida na Matriz Santuário e nas capelas situadas nos distritos do município de Touros.

Dando início ao período preparatório e emulativo da comunidade católica, o barco peregrino com a imagem do Bom Jesus dos Navegantes já está seguindo um roteiro de visitas às capelas nas comunidades rurais; e este ano , visita também, as paróquias do 7º zonal arquidiocesano.



O Pároco de Touros, Padre Edvaldo Alexandre de Brito , adianta, que paralelo às reuniões com a comissão organizadora da festa, está sendo realizado o serviço de manutenção, limpeza e pintura interna e externa da Igreja Matriz , e para isto, os paroquianos e fiéis estão sendo convocados a participarem da campanha de doação de tintas e outros materiais necessários para a restauração do templo, assim como o resultado financeiro das festividades este ano, será destinado a compra de um novo sistema de som para a igreja , já que o atual está sem poder funcionar devido a pane nos principais componentes.

Em entrevista à Rádio Farol AM 1390, o padre Edvaldo, revelou que tem encontrado muitas dificuldades de apoio , desde 2013, por parte da atual gestão municipal. E assim, a comissão tem desenvolvido esforços de buscar colaboração junto ao Governo do Estado aos parlamentares que têm ligação político-eleitoral com  o município, além da classe empresarial urbana e pesqueira e agrícola, .

Reclamando da Prefeitura de Touros, o padre Edvaldo, adiantou que a situação da paróquia , hoje é de muita dificuldade para atender aos compromissos com funcionários, custeio da estrutura paroquial, agravada pela crise econômica estadual e nacional e principalmente pelo atraso, de pelo menos 8  a  15 meses, no pagamento de aluguéis de prédios da paróquia utilizados pelos órgãos municipais , importando em mais de R$ 38 mil reais.

Outro ponto lamentável, na difícil relação  Igreja de Touros x Prefeitura, é a falta de interação e colaboração dos órgãos municipais e comissão organizadora da festa, provocando omissão dos mesmos durante os dias de novenas e na data principal, na procissão. Não houve planejamento para o ordenamento do trânsito de veículos de passeio, ônibus, caminhões e motocicletas nos dias e noites de festejo, provocando engarrafamentos, transtornos para nativos e visitantes. Faltou banheiros químicos, na praça Bom Jesus, e ao longo das principais avenidas, bem como,  equipes de apoio em saúde e orientação turística para os visitantes, dentre outras falhas na preparação da cidade para acolher centenas de peregrinos , fiéis e visitantes do período.

Padre Edvaldo , também criticou, o desinteresse dos vereadores de Touros, em atender uma sugestão da comunidade de Santa Luzia, em denominar uma rua nova, ainda sem identificação, de rua Papa João Paulo II. Segundo , o Pároco, já faz um bom tempo e não há notícia de elaboração de um projeto ou requerimento por parte de algum representante do povo,  neste sentido. 

Em breve , a Paróquia de Touros ,através da Pascom, deverá voltar a produzir e apresentar na programação da Rádio Farol AM 1390 o seu programa  semanal, aos sábados, no horário de 09 às 10 h, antecedendo ao Experiência de Deus , com o Padre Reginaldo Manzotti. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário