Páginas

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Sape lança aplicativo Ceres e Calendário de Exposições 2016 na 53ª Festa do Boi



Um aplicativo com todas as informações sobre o agronegócio do Rio Grande do Norte para subsidiar produtores, criadores, agricultores e informar a população com ainda mais transparência. 

Trata-se do Ceres, aplicativo que será lançado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape) na abertura da 53ª Festa do Boi, no sábado (10), a partir das 17h, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. 

Na ocasião, o titular da Sape, Haroldo Abuana, também lança o calendário do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2016, que terá 17 eventos, três a mais do que este ano. 

O Ceres faz parte de um conjunto de ferramentas construídas para auxiliar a gestão da Sape e suas vinculadas – Emater, Emparn e Ceasa – e tem sua base fundamentada na modernização da gestão pública. 

“Nosso objetivo é abrir um canal de comunicação entre a sociedade e os responsáveis pelo agronegócio do RN, além de prover transparência nas ações desenvolvidas pela secretaria e suas vinculadas”, frisa Haroldo Abuana. Em 2014 o sistema ganhou o primeiro módulo para celulares e tablets, desenvolvido em parceria com a UnP, por meio do Centro de Excelência em Pesquisa Aplicada da Escola de Engenharia e Ciências Exatas, denominado e-labora. 

Hoje o desenvolvimento é liderado pela Sape e conta com um servidor público, quatro bolsistas de tecnologia da informação da Emater e 12 pesquisadores/alunos do e-labora da UnP. “Nesta nova etapa, a Sape objetiva integrar todas as suas vinculadas no mesmo sistema, possibilitando aos gestores extraírem informações mais precisas e confiáveis, que fomentarão uma melhor tomada de decisão”, acrescenta o subcoordenador de Convênios e Contratos da Sape, Hideljundes Macêdo Paulino, responsável pelo aplicativo. 

Todos os servidores vinculados à Sape, com ação direta ou indireta, serão coletores de informações diárias que alimentam o sistema através de um banco de dados integrado. 

As informações serão tratadas e disponibilizadas no Ceres, de forma que cada usuário que possuir o aplicativo terá como acompanhar as principais novidades das políticas públicas voltadas ao agronegócio potiguar. Em um primeiro momento, a versão do Ceres estará disponível para o sistema operacional Android, na Google Play Store. 

Em seguida a Sape irá disponibilizar o aplicativo para o ambiente iOS e Windows Phone, por meio da Apple Store e Windows Store, respectivamente. O app será gratuito e todos os interessados poderão fazer download. 

As principais ações desenvolvidas pela Sape e suas vinculadas estarão compiladas no aplicativo, em itens como barragens subterrâneas, sistema de produção PAIS, pluviômetro, postos de leite, calendário de eventos, banco de sementes, previsão do tempo, colônias de pescadores, exportação de pescado, unidades de atendimento, tanques de resfriamento, legislação do agronegócio, crédito rural, Garantia Safra, cotação de alimentos na Ceasa e índice com todos os criadores de gado e raças do RN.

Calendário 2016 O Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2016 contará com 17 eventos no total, três a mais do que este ano. Entraram no circuito as cidades de Umarizal, Governador Dix-Sept Rosado e Passa e Fica. 

O circuito é realizado anualmente pelo Governo do Estado por meio da Sape, em parceria com as prefeituras dos municípios e associações de criadores locais e regionais. Este ano o Governo do Estado destinou R$ 1 milhão para a realização dos eventos agropecuários e tem a expectativa de fechar 2015 com uma movimentação de R$ 200 milhões na economia potiguar proporcionada pelas feiras e exposições. 

Em 2016, a primeira exposição acontece nos dias 4, 5 e 6 de março: é a Exposição Agropecuária de Caprinos e Ovinos de Governador Dix-Sept Rosado. 

No mesmo mês, entre os dias 18, 19 e 20 de março, acontece a 1ª Oeste Leite de Umarizal. Já a Exposição de Caprinos e Ovinos do Potengi e Feirão do Pronaf, em São Paulo do Potengi, ocorrem nos dias 15, 16 e 17 de abril. 

Entre 29, 30 de abril e 1º de maio a cidade de Passa e Fica sedia pela primeira vez a Caprifeira do Agreste e Borborema Potiguar. Nos dias 19, 20, 21 e 22 acontece a Exposição Agropecuária do Seridó, em Caicó. Nos dias 3, 4 e 5 de junho o Governo do Estado por meio da Sape realiza o Arraiá do Interior, a Festa do Leite e Feira dos Municípios em Parnamirim. 

Na semana seguinte, Coronel Ezequiel sedia sua tradicional Caprifeira, nos dias 10, 11 e 12 de junho. A Exponovos, em Currais Novos, acontece nos dias 1º, 2 e 3 de julho. Duas semanas depois, entre 15 e 17 de julho, Afonso Bezerra recebe mais uma Caprifeira. A 18ª Festa do Bode acontece em Mossoró entre os dias 4, 5, 6 e 7 de agosto. Já nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês São José de Mipibu recebe a 7ª Festa da Cabra. Entre 2 e 4 de setembro é a vez de Lajes receber mais uma edição da Expo Lajes. 

Na região Seridó, Acari sedia o Torneio Leiteiro de Bovinos, Caprinos e Feria do Agronegócio entre os dias 23, 24 e 25 de setembro. O maior evento do calendário, a 54ª Festa do Boi, acontece de 8 a 15 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. 

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário