Páginas

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Operação Candeeiro: MPRN informa nomes e crimes praticados por denunciados




Após oferecer denúncia à Justiça contra os investigados na Operação Candeeiro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte informa os nomes das 15 pessoas citadas no documento. São eles: Antônio Tavares Neto, Aratusa Barbalho de Oliveira, Clebson José Bezerril, Eliziana Alves da Silva, Elmo Pereira da Silva Júnior, Euclides Paulino de Macedo Neto, Fabiola Mercedes da Silveira, Faulkner Max Barbosa Mafra, Geraldo Alves de Souza, Guilherme de Negreiros Diógenes Reinaldo, Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, Handerson Raniery Pereira, João Eduardo de Oliveira Soares, Ramon Andrade Bacelar Felipe Sousa e Renato Bezerra de Medeiros.

Dentre os crimes denunciados estão peculato (art. 312 do Código Penal), lavagem de dinheiro (Lei n. 9.613/98) e organização criminosa (Lei n. 12.850/2013). Abaixo segue por qual crime cada investigado foi denunciado e a quantidade de vezes que esse delito foi praticado no curso da investigação.

Os documentos com a denúncia foram levados à 6ª Vara Criminal de Natal. A Operação Candeeiro foi desencadeada em 2 de setembro e que descobriu esquema milionário no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente - IDEMA, entre os anos de 2013 e 2014.

Segundo apurado, os valores desviados dos cofres do IDEMA em favor de tais empresas – com as quais o próprio órgão atualmente não reconhece qualquer espécie de contratação – contabilizam o montante de R$ 19.321.726,13, mais da metade advindos de conta oculta, aberta em março de 2013.


Fonte:http://www.mprn.mp.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário