Páginas

domingo, 20 de setembro de 2015

Emater-RN discute novo Plano de Assistência Técnica para o Programa do Leite



Os gestores regionais da Emater-RN, acompanhados pelos assessores de pecuária e mercados institucionais, se reuniram na manhã desta sexta-feira (18) com os diretores da instituição para discutirem as estratégias operacionais do Decreto nº 25.447/2015, que define as novas regras do Programa do Leite Potiguar (PLP). 

A reunião aconteceu no auditório da autarquia, no Centro Administrativo de Natal, e foi conduzida pelo diretor geral da Emater-RN, Cesar Oliveira, e pelo diretor técnico, Aristides Bezerra Filho. 

O objetivo foi socializar com os gestores, e demais técnicos, o decreto e as estratégias de divulgação nos municípios, bem como se dará a operacionalização do PLP a partir de agora. 

Segundo o diretor técnico, Aristides Bezerra, o edital para cadastramento dos fornecedores (agricultores familiares) estará disponível de 1º a 20 de outubro e a Emater-RN já está discutindo a nova proposta de Assistência Técnica e Extensão Rural para a cadeia produtiva do leite. 

A autarquia fica com a missão de assessorar as famílias produtoras de leite no processo de produção, a fim de promover o desenvolvimento e a consolidação dos participantes em suas Unidades de Produção Familiar (UPFs). 

Os Plano de Ater do Programa do Leite se baseia em três eixos: produção e armazenamento de forragem e concentrados para alimentação animal; adoção de manejo sanitário e boas práticas de higiene; e promoção do melhoramento genético do rebanho. 

Entre as estratégias a serem adotadas, estão a realização de reuniões de sensibilização e divulgação junto aos municípios, a busca ativa de produtores fornecedores selecionados através de chamada pública, visitas às Unidades de Produção Familiar para a realização de diagnósticos nos aspectos produtivo, social, econômico/financeiro e ambiental. 

Após o diagnóstico finalizado, a Emater sistematizará as informações, que serão apresentadas em reuniões nos municípios, a fim de serem elaborados Planos de Assistência Técnica e Extensão Rural nessas localidades. DECRETO – A atuação do Programa do Leite Potiguar baseia-se no Decreto publicado no Diário Oficial no dia 19 de agosto de 2015 e define a gestão compartilhada entre Sethas e Emater. 

A primeira será responsável pelo recadastramento, cadastramento e monitoramento dos beneficiários, com foco em pessoas em extrema carência. 

A Emater-RN será responsável pelos recursos e pagamentos dos produtores e pela assistência técnica aos produtores da agricultura familiar. 

Uma outra determinação do governador, a partir desse Decreto, é que o PLP passe a ter pelo menos 50% dos seus produtores de leite e laticínios originados da agricultura familiar, ampliando de 197 para cerca de 2 mil produtores de leite que receberão os recursos. 

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário