Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2015

RN: Conferências discutem projeto para um PCdoB mais forte e renovado



Com o objetivo de eleger as novas direções municipais e estadual, debater as teses da Conferência Estadual, os desafios que se apresentam para o fortalecimento da sigla, bem como a preparação partidária para o embate eleitoral em 2016, o comitê estadual do Partido Comunista do Brasil no Rio Grande do Norte realizou uma reunião ampliada, com a presença da direção dos comitês municipais, no último sábado, 1 de agosto.

O encontro aconteceu no plenarinho da Assembléia Legislativa, com a presença do vice-governador do Estado, Fábio Dantas (PCdoB), e se mostrou como um momento propício para debater o posicionamento da sigla na luta política atual, o plano de mobilização para o período de realização das conferências municipais e estadual, a campanha de filiações e o projeto do Partido em cada cidade.

Os debates foram abertos pelo presidente estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, que fez uma análise da atual conjuntura política, avaliando o cenário da disputa eleitoral em 2016. Em sua exposição, ressaltou a necessidade do fortalecimento e organização do Partido, salientando a importância do programa partidário e o seu estatuto, ferramentas de conteúdo político que servem para orientar a atuação dos comunistas, sobretudo em um momento complexo que o país vivencia.



“Os comunistas potiguares devem realizar suas Conferências renovando suas convicções socialistas, com um Partido mais forte e chamado a exercer protagonismo nas eleições de 2016”, ressaltou Antenor Roberto.

Em todo o Estado, deverão ser realizadas conferências municipais, reuniões de núcleos de base, plenárias, além da intensificação dos cursos básicos de formação e do empenho em buscar novas filiações ao Partido.

“Queremos assegurar, este ano, um rico e participativo processo congressual no Rio Grande do Norte, mobilizando militantes em todo o Estado, com a participação das direções e quadros partidários”, assegurou o dirigente. 

Projeto para eleições municipais

O vice-governador do estado, Fábio Dantas (PCdoB), fez um breve balanço das principais ações do governo neste primeiro semestre de gestão e enfatizou a importância de um projeto forte do Partido para disputar as eleições ao Legislativo e ao Executivo municipal nas principais cidades do Estado.
 

Para Fábio, as eleições municipais representam o momento do encontro das bandeiras da sigla e do projeto do Partido com a realidade de cada cidade e comunidade, sendo necessário oferecer ao PCdoB todas as condições para disputa em 2016.

Intervenções

Após a aprovação, por unanimidade, da normalização das Conferências pelo Comitê Estadual, as diversas intervenções das direções municipais giraram em torno da defesa das conquistas dos trabalhadores alcançadas nos últimos 12 anos, o respaldo ao governo Dilma Rousseff e um objetivo claro de unir forças democráticas de forma a evitar que o país ceda a forças conservadoras e retroceda nos avanços.

Filiação

Durante o Encontro, houve a recepção de mais um Camarada ao PCdoB, o servidor público municipal de São Gonçalo do Amarante, Cesar Veríssimo de Oliveira. Advogado militante, César é membro da Diretoria do Sindicato dos servidores Públicos Municipais de São Gonçalo do Amarante e do Conselho Municipal de Previdência Social.
 

A filiação de César Veríssimo de Oliveira integra o esforço do PCdoB em incorporar, nesse processo conferencista, lideranças dos mais variados segmentos da sociedade: trabalhadores e trabalhadoras, jovens, intelectuais e lideranças dos movimentos sociais.

Conferências

A expectativa é de que as Conferências sejam, também, espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo com a sociedade as teses partidárias e promovendo novas filiações.

Os debates marcam um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade seus pensamentos e propostas. No processo de mobilização das Conferências, o PCdoB buscará discutir a política do partido e organizar sua militância em torno da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social e de um projeto nacional afirmativo.

De Natal, Jana Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário