Páginas

sábado, 25 de julho de 2015

Governo garante apoio para comemorações do centenário de Djalma Maranhão

                                                                                                                                                  ASSECOM/RN

O governador Robinson Faria recebeu na tarde desta sexta-feira (24) a Comissão do Centenário Djalma Maranhão que apresentou um projeto que marcará as comemorações pelo 100 anos de nascimento do político. 

O objetivo do projeto “Djalma 100” é fazer um registro histórico através da promoção de diversos eventos destinados a contar e debater a vida e obra de uma das mais importantes figuras políticas do estado. 

O início das celebrações será no dia 27 de novembro de 2015. O projeto também receberá apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

O "Djalma 100" contemplará um selo, criado pelo artista plástico Flávio Freitas, e carimbos postais, digitalização de imagens, um livro, uma fotobiografia, documentário, com declarações de pessoas que trabalharam com o político, como Roberto Brandão Furtado, à época secretário de finanças, exposição, cortejo cultural, seminário e um site. 

Os recursos retratarão a vida do homem público, mas também momentos familiares, como comentou o sobrinho-neto do político, Haroldo Maranhão. 

“O compromisso desse projeto é com a história. Com ele queremos agregar todas as pessoas a conhecerem mais sobre o homem nacionalista e que fez muito pelo Rio Grande do Norte principalmente nos campos da educação, artes e esporte”, disse. 

A intenção da Comissão é levar parte do projeto para as escolas potiguares, com a exibição de painéis com aproximadamente 150 fotografias tratadas e digitalizadas. 

Outro objetivo é levar parte da exposição para o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), no Rio de Janeiro, batizado com o nome de Djalma Maranhão. A seleção e organização do acervo fotográfico ficarão a cargo do fotógrafo Giovanni Sérgio e a edição de texto de responsabilidade do jornalista Adriano Souza, além de outros colaboradores. Mais sobre Djalma Maranhão Djalma Maranhão foi prefeito de Natal por dois mandatos. 

No primeiro, de 1956-1959, foi nomeado por Dinarte Mariz, e no segundo, de 1960 a 1964, não chegou a concluir o mandato em virtude da destituição pelo regime militar.  Na vida política chegou a ser deputado federal e deputado estadual por dois mandatos. 

No esporte, idealizou o estádio municipal de Natal, mais tarde conhecido com “Machadão”, idealizou o primeiro trecho da Via Costeira, na altura de Areia Preta, e a avenida de Contorno, bem como o conceito de transporte intermodal na Ribeira, com a rodoviária, o sistema de trem e o porto, e implantou os projetos “De pé no chão também se aprender a ler” e “De pé no chão também se aprende um ofício”.

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário