Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prefeituras de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande assinam acordo para construção do Memorial do Marco



Na manhã desta terça-feira (07), foi assinado o acordo para a construção do MEMORIAL DO MARCO, a ser construído na Praia do Marco e que trará o Marco do Descobrimento de volta ao seu local de origem, após 40 anos. 

Este projeto é iniciativa da SERVENG e a historiadora Tânia Teixeira, com participação e apoio da AMAC, do IPHAN e das prefeituras de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso.

Pouca gente sabe, mas há cerca de 514 anos, no dia 7 de agosto de 1501, aconteceu, em terras potiguares, um dos mais importantes fatos históricos do país: a fixação do primeiro Marco de Posse Colonial da terra brasileira por Portugal, fato que para muitos historiadores, representa o registro de nascimento do Brasil.



É preciso dá vistas à História! Historiadores como Câmara Cascudo, Lenine Pinto e Tânia Maria mostram novas rotas do descobrimento e, segundo estes, o primeiro marco do descobrimento, oficialmente denominado "Marco Quinhentista", foi chantado onde hoje é Praia do Marco, antigo Arraial do Marco, localizada nos Municípios limites de São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. É daqui! É da gente! - E é preciso mais reconhecimento!!

Fonte:Folha de Pedra Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário