Páginas

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sistema Fecomércio RN apresenta números de 2014




O Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac tem muito a comemorar neste ano de 2014. Mais uma vez, foi um ano bastante produtivo, no qual a entidade obteve números bastante encorajadores. 
Nosso foco é defender, promover e dar suporte à livre iniciativa e à geração de emprego e renda no estado, além de promover o bem estar e oferecer oportunidades de qualificação e capacitação aos comerciários, seus dependentes e à sociedade em geral.
Desta forma, conseguimos chegar a quase todo o estado, totalizando 137 municípios atendidos, o que reflete a política de atuação da instituição: a de interiorização de suas ações e serviços de excelência, sempre na luta pelo desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.
Algumas ações de 2014 que merecem destaque, como a comemoração dos 65 anos de fundação da Fecomércio. 
O edifício-sede da Fecomércio RN ganhou cara nova, uma nova sala de reunião e um espaço para eventos na cobertura do prédio, auditório, com capacidade para até 100 pessoas, nova ambientação, mobiliário moderno e acessibilidade estão entre as novidades.
Realizamos também em setembro deste ano, o Seminário Fecomércio RN: 65 anos à frente, que reuniu um público de 900 pessoas no Teatro Riachuelo e trouxe a Natal o economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega e o jornalista econômico, Carlos Alberto Sardenberg. Na pauta, os rumos e desafios da economia.

Também dentro das comemorações dos 65 anos da fundação, promovemos, em parceria com o jornal Tribuna do Norte, RG Salamanca, Sistema Fiern e UFRN, a edição do Motores do Desenvolvimento. Com o tema central Comércio, Serviços e Turismo: os desafios dos pilares da economia potiguar, o evento trouxe nomes como Luiza Trajano, Flávio Rocha e o ministro Guilherme Afif Domingos a Natal para debater o segmento que representamos, os desafios e oportunidades.

Em 2014, demos mais alguns passos rumo ao estreitamento do relacionamento entre o Rio Grande do Norte e a Alemanha. Em abril deste ano, uma comitiva alemã visitou a entidade potiguar para expandir o intercâmbio cultural entre RN e o estado da Renânia Palatinado. Nesta visita, foi abordada a possibilidade da expansão das parcerias na área de ensino de línguas entre o Sistema Fecomércio, através do Senac RN, e o Instituto Goethe, entidade ligada ao governo alemão que atua em todo mundo estimulando o ensino da língua alemã e o intercâmbio cultural. Através do Senac, o Sistema Fecomércio pretende criar um canal de troca de informações sobre o Sistema Dual de Ensino, um método alemão com excelência e sucesso na formação de mão de obra, que seria utilizado na formação dos professores do Senac RN.

Já em setembro, uma comitiva liderada pelo Sistema Fecomércio e composta por empresários e lideranças do setor turístico potiguar visitou os estados alemães de Baden-Württemberg e Renânia Palatinado. Esta foi a primeira etapa de um intercâmbio turístico que pretende estimular a troca de visitantes entre os estados germânicos e o Rio Grande do Norte. O grupo potiguar conheceu os principais atrativos dos dois estados alemães e ao Rio Grande do Norte, para promover a divulgação entre os potiguares, e se reuniu com autoridades estatais e de entidades privadas ligadas ao setor turístico.

Um dos resultados da visita a 13 cidades alemãs foi a pré-confirmação da participação progressiva do Rio Grande do Norte, a partir de 2015, na ITB Berlim, uma das maiores feiras de turismo do mundo. No âmbito da capacitação, o Sistema Fecomércio, através do Senac, e a Dehoga, Associação de Hotéis do estado alemão da Renânia Palatinado, acordaram a troca de experiências entre alunos potiguares e alemães da área de turismo.

Além disso, também deveremos receber, em Natal, um grupo de produtores alemães de vinhos, provavelmente em abril de 2015, para uma degustação dos produtos. A ideia é que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN sedie o evento para apresentar ao mercado potiguar os vinhos produzidos na Alemanha, na famosa “Rota do Vinho”. Como contrapartida, está prevista como primeira ação, a visita de uma comitiva de autoridades alemãs em 2015, que irá conhecer os roteiros e atrações turísticas do Rio Grande do Norte, com o intuito de promover a mesma divulgação nossa em terras europeias.  

Por fim, já no mês de novembro, a Fecomércio RN sediou o Seminário da Agência de Cooperação e Intercâmbio de Negócios da Renânia Palatinado (GIZ) entre os dias 3 e 6 de novembro. O evento teve a presença do representante para Negócios Estrangeiros do Ministério da Economia, Proteção Climática, Energia e do Planejamento territorial da Renânia-Palatinado, Jürgen Weiler; e o cônsul da Alemanha no RN, Axel Geppert.

Também em 2014, demos início efetivo a um projeto que era um desejo antigo do presidente Marcelo Queiroz. Buscando intensificar a interiorização das suas ações, a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) realizamos a primeira reunião de diretoria fora das dependências da entidade, em Natal. A cidade de Santa Cruz, a 120 km da capital, foi escolhida para sediar o encontro dos diretores no mês de outubro.

Para homenagear o empresariado potiguar, o Sistema Fecomércio fez a entrega da mais importante comenda do comércio potiguar, o Mérito Jessé Freire. O evento aconteceu no dia 1º de agosto, no Boulevard Recepções. Na edição de 2014, os premiados foram Flávio Rocha do Grupo Guararapes/Riachuelo, como Empresário do Ano no Setor de Comércio; José Maria Figueiredo da Unifacex, como Empresário do Ano no Setor de Serviços; Francisca de Assis Rosado da Harabello Turismo, como Empresária do Ano no Setor de Turismo; Antonio Sales do Posto Novo Horizonte, como Jovem Empresário; e Dorian Morais, da Riograndense Distribuidora, na categoria Experiência Empresarial.

A Fecomércio tem ainda o Sesc e o Senac como braços de atuação social e de qualificação profissional. Defendemos e representamos os interesses do setor de Comércio, Serviços e Turismo, fomentando e apoiando ações que estimulem o desenvolvimento econômico do estado. Representamos o setor que gera 290 mil empregos formais no estado, o que equivale a 44% do total das carteiras assinadas; que recolhe 60% do ICMS e responde por 47% do PIB potiguar. A Fecomércio tem 14 sindicatos filiados no estado, sendo 8 no interior e seis na capital. Estes sindicatos representam o comércio varejista das suas cidades e segmentos importantes do comércio da capital, como o Varejista, Peças, Farmácias, Supermercados e Atacadista. O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) é ligado à Fecomércio e atua na realização de estudos e pesquisas que balizem empresários em decisões, oferecendo dados e informações que possam lhes dar suporte.

O Senac possui unidades fixas em Natal (Centro, Zona Sul, Zona Norte, Alecrim, Barreira Roxa, além da Direção Regional), Parnamirim, Macaíba, Caicó, Assú e Mossoró. Em conjunto com suas três unidades móveis, atendeu no ano de 2014, 134 municípios em todo o estado. Em 2013, eram 89. São cerca de 350 cursos, nos eixos: Informação e Comunicação; Produção Cultural e Design; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Infraestrutura e Zeladoria; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Ambiente e Saúde; Segurança e Beleza.

Um dos destaques do portfólio do Senac, são os cursos de idiomas, com aulas de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano. Por semestre, na área de idiomas, são cerca de 3.500 alunos em sala de aula.

Só até 11 de novembro de 2014, foram realizadas 55.014 matrículas. Em 2013, quando foram realizadas 43.293 matrículas. Deveremos fechar 2014 com algo em torno de 60 mil matrículas.

Através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), o Senac promove a inclusão social através da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Com material didático completo incluso. Em 2014 foram mais de 10 mil vagas oferecidas, o que representa um investimento de R$ 13 milhões. Desde seu início, em 2009, o PSG já ofereceu mais de 40 mil vagas gratuitas, num investimento total de R$ 44 milhões.
O Senac RN é o segundo maior ofertante de cursos do Pronatec no Nordeste (o primeiro é o Ceará) e o quarto maior do Brasil. Até outubro, já havíamos contabilizado 33.862 vagas oferecidas. A expectativa é fechar 2014 com cerca de 40 mil.
Já o Sesc atuou em 28 municípios do estado do Rio Grande do Norte em 2014. Possui unidades fixas em Natal (Alecrim, Centro, Restaurante, Odontologia, Potilândia, Ponta Negra, Enseada, Pousada, Zona Norte), Macaíba, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Seridó e Mossoró. Além disso, possui três unidades móveis (Saúde da Mulher, BiblioSesc e OdontoSesc).
Até o mês de outubro deste ano, a entidade já havia realizado quase 100 milhões de atendimentos nas áreas de Saúde, Assistência, Cultura, Lazer e Educação. Devemos fechar 2014 cm algo em torno de 126 milhões de atendimentos. O Sesc possui hoje mais de 63 mil associados (63.729). Destes, 87% (55.098) são comerciários e seus dependentes, e 13% (8.631) são usuários.​

Assessoria de Comunicação da Presidência do Sistema Fecomércio RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário