Páginas

sábado, 27 de dezembro de 2014

Prefeitura do Natal adere à Rede GigaNatal




“A administração municipal da um grande passo para a modernização dos seus processos com a assinatura desse contrato”, foi com essas palavras que o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, celebrou, na tarde desta sexta-feira (26), no SalãoNobre do Palácio Felipe Camarão, o contrato com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a disponibilização do acesso para o município a Rede GigaNatal que aumentará a capacidade dos sistemas de tecnologia de informação da Prefeitura, melhorando significativamente o acesso as informações da gestão para os servidores e principalmente para o cidadão. A reitora da UFRN, Ângela Paiva, participou da solenidade.

Atualmente, a administração municipal paga a uma operadora para usar a sua rede e o custo desses serviços irá diminuir em dois terços quando todas as secretarias municipais estiverem integradas à Rede GigaNatal. Além disso, a capacidade máxima dos sistemas municipais aumentará em trinta vezes. A Rede GigaNatal foi desenvolvida por profissionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e já funciona com uma rede de fibra ótica com 40 quilômetros de extensão. A adesão da Prefeitura a esse sistema permitirá a melhoria dos serviços do poder público municipal como um todo. As principais áreas que ganharão com a adoção da Rede GigaNatal estão relacionadas a arrecadação de tributos, segurança, transporte público e saúde. 

Carlos Eduardo foi taxativo ao afirmar que a assinatura do contrato com a UFRN significou muito para a Prefeitura, já que o novo sistema é mais ágil, moderno e funcional. O chefe do executivo municipal disse ainda que essa gestão tem um compromisso claro e concreto de facilitar a vida do cidadão e a Rede GigaNatal vai simplificar o acesso do natalense aos serviços oferecidos pelo governo municipal. “Estamos dando um passo muito importante, pois com essa tecnologia iremos ganhar em competitividade e rapidez”, apontou.

O prefeito complementou a sua fala dizendo que em 2015 a parceria tecnológica com a UFRN irá avançar ainda mais, já que está em fase de elaboração o Plano de Integrado da Região Metropolitana. O contrato assinado nesta sexta também prevê a prestação de serviços de operação e manutenção da Rede Metropolitana da Prefeitura do Natal, denominada Rede MetroNatal. Para Carlos Eduardo, as dez cidades que formam a região metropolitana não podem mais se desenvolver de forma improvisada e circunstancial e esse projeto promete integrar todas essas políticas nas áreas de transporte, saúde, segurança e educação.

Ângela Paiva louvou a atitude e a sensibilidade do prefeito Carlos Eduardo em determinar a adesão da gestão a Rede GigaNatal, vez que essa proposta já havia sido apresentada pela Universidade outras vezes, mas não houve retorno por parte da antiga gestora da cidade. Para a reitora, a assinatura desse contrato estabelece cada vez mais a importância da UFRN para o desenvolvimento social e econômico da capital potiguar com a otimização e aperfeiçoamento das gestões públicas. “Nós somos construtores do conhecimento e o nosso maior desafio é levar para fora dos muros da Universidade as soluções desenvolvidas aqui, por isso, quando firmamos uma parceria dessa natureza nos sentimos honrados em contribuir para termos uma cidade melhor para todos”.

O sistema já está sendo operado normalmente pela Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) e até o final de 2015 toda a estrutura administrativa da Prefeitura estará integrada a Rede GigaNatal.


Fonte:http://natal.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário