Páginas

sábado, 13 de dezembro de 2014

Hoje tem procissão de Santa Luzia





Para celebrar a data, a Diocese realiza, a partir das 17h30, a tradicional procissão em homenagem à virgem de Siracusa.
A caminhada sai da matriz de São Manoel e segue até a Catedral, onde haverá a bênção do santíssimo sacramento e cerimonial de encerramento da festa, que começou no último dia 3.


A organização do evento disse esperar uma média de 150 mil pessoas para a procissão. Se confirmado, o número seria um aumento de 30 mil pessoas em relação ao ano passado.


Pelo evento estar marcado para o sábado, a Igreja mossoroense acredita que irá facilitar a presença do público.


Os organizadores esperam aumento também no número de romeiros. Seriam dois mil neste ano frente aos 1,5 mil registrados no ano passado. A maior parte dos romeiros confirmados vem do estado vizinho do Ceará, onde também é forte a fé em Santa Luzia.


Neste dia 13, a programação começa à meia-noite, com a chegada da 5ª motorromaria, com bênção das motos e sorteio de uma moto Honda Pop 100 e primeira missa da festa.


Às 5h, haverá a segunda missa dos romeiros; às 6h, alvorada no adro da Catedral com a banda de música Arthur Paraguai; às 6h30, está marcada a terceira missa dos romeiros; às 8h, quinta missa dos romeiros.


A missa solene da festa ocorre às 10h; às 14h, tem a sexta missa dos romeiros; às 15h30, sétima e última missa dos romeiros na matriz de São Manoel. E, em seguida, vem a aguardada procissão.


Os organizadores da festa pedem aos fiéis que moram ou têm lojas na avenida Presidente Dutra para enfeitarem os seus imóveis com imagens da santa e contribuírem para a festa colocando carros de som nas calçadas.


Eles disseram que, na primeira semana, o evento correspondeu às expectativas. Em média, cinco mil pessoas comparecem por dia no adro da Catedral para assistir ao oratório, participar das novenas e curtir as apresentações culturais.
No último domingo (7), estima-se que seis mil pessoas tenham ido à festa – o recorde de público neste ano até o momento.

80 ANOS DA DIOCESE
Neste ano, a comemoração é especial: Diocese de Mossoró completa 80 anos.
E a história que será comemorada começou em 1935, em 19 de dezembro, quando o então Papa Pio XI nomeou o monsenhor Jaime de Barros Câmara, bispo da recém-criada Diocese de Mossoró. Ato que ocorreu em 28 de julho de 1934. A posse dele se deu em 1936.

Fonte:http://www.defato.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário