Páginas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Diocese de Mossoró comemora 80 anos de instalação



A Diocese de Mossoró celebra, durante todo o mês de novembro, as comemorações dos seus 80 anos. 
Hoje, data oficial de instalação da Diocese de Mossoró, serão ordenados os diáconos Zioneudo de Sá e Wescley Paulo Pereira de Melo, às 19 horas, na Catedral de Santa Luzia, no centro de Mossoró.
No último domingo (16), às 8 horas, houve show religioso com Padre Nunes e Missa em Ação de Graças presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e todo clero, no Ginásio Pedro Ciarlini, contando com a participação de mais de 3 mil fiéis, vindos do 56 municípios que compõe a diocese
Marcou as comemorações do jubileu diocesano a realização da Assembleia Anual de Pastoral na Diocese de Mossoró, com um programação celebrativa por coincidir com o aniversário de 80 anos de criação da diocese.
No período de 14 a 16 de novembro, houve cinco seminários temáticos que aconteceram simultaneamente sobre os temas Liturgia, Missão e formação dos leigos, Catequese, Ação Social e Ministros ordenados e vidas consagradas. 
No sábado (15), à tarde, foi o encerramento dos seminários com palestra do professor doutor em Teologia Padre João Paulo de Araújo Gomes, da Diocese de Caruaru, e lançamento da Revista Celebrativa 80 anos.
Desmembrada da então Diocese de Natal, a Diocese de Mossoró, foi criada pelo Papa Pio XI, a 28 de julho de 1934, e instalada em 18 de novembro de 1.934. 
Pertence a Província Eclesiástica de Natal, sendo sufragânea da Arquidiocese de Natal. 
Seu primeiro bispo foi Dom Jaime de Barros Câmara e, atualmente, assume a função Dom Mariano Manzana. Formada por 31 paróquias, abrangendo 56 municípios da Mesogerião Oeste Potiguar, com mais de 850 mil habitantes, possui 51 padres, além dos diáconos permanentes  e vocações ao sacerdócio e a vida religiosa.
Fonte:http://arquidiocesedenatal.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário