Páginas

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Cirurgião francês ensinará no HMWG técnicas para cirurgia da parede torácica




O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), através da Divisão de Cirurgia Torácica, promove, no período de 26 a 28 de novembro, o II Simpósio Sobre Osteossíntese de Parede Torácica, com a participação do chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Civil de Estrasburgo, na França, Jean-Marie Wihlm. 

Há 25 anos no ramo da cirurgia torácica e atualmente atuando como consultor de importantes unidades de saúde em países como França e Alemanha, esta será a segunda vez que o especialista virá ao Walfredo Gurgel para demonstrar e ensinar suas novas técnicas através de procedimentos cirúrgicos. 

O coordenador da disciplina de Medicina de Urgência e do Programa de Residência Médica em Cirurgia geral do HMWG, José Henrique da Mota, explica que “o Simpósio será dividido em dois momentos: no primeiro dia, no turno da manhã, teremos uma discussão de casos. 

E, nos dois dias seguintes, com previsão de início às 7h, faremos dois procedimentos cirúrgicos da parede torácica e, eventualmente, alguma cirurgia de urgência, caso apareça, naquele momento”. 

Em todas as cirurgias, alunos do curso de medicina de diversas faculdades de Natal, servidores do HMWG e médicos cirurgiões torácicos de outras unidades de saúde, serão convidados à  acompanhar, ao vivo, no auditório do hospital, a transmissão das técnicas que serão aplicadas pelo especialista francês diretamente do Centro Cirúrgico do Walfredo Gurgel. 

Ainda segundo Mota, este é um evento de grande importância para o hospital. “Jean-Marie é um profissional que hoje tem presença cativa nos congressos brasileiros de cirurgia torácica. 

É uma pessoa com muita bagagem e muito a transmitir”, afirmou. Henrique conta que foi inclusive através da participação em um evento de sua especialidade que conheceu o médico francês. 

“Eu estava participando de um workshop, em 2011, em São Paulo, quando nos conhecemos. Depois, em 2013, nos reencontramos em um congresso europeu de cirurgia torácica. Foi quando fiz o convite de ele vir ao Walfredo pela primeira vez”. 

A experiência na área é tanta que Jean-Marie aperfeiçoou um dos instrumentos usados no procedimento para reconstrução da parede torácica. 

O item atualmente recebe o nome de Material de Osteossíntese de Estrasburgo (Stratos) e é fabricado a base de titânio. 

A ferramenta cirúrgica será, inclusive, utilizada durante as técnicas que mostrará no Walfredo Gurgel. Além das visitas para transmitir novos conhecimentos aos médicos residentes e cirurgiões da casa, Jean-Marie já sinalizou a Henrique Motta a possibilidade de um intercâmbio para profissionais do Walfredo Gurgel para conhecer os hospitais onde atuou na França. 

“Já conversamos sobre isso, mas nada foi definido ainda. Eu já havia planejado passar um tempo em Estrasburgo, mas, Jean se aposentou e tudo mudou. Contudo, a possibilidade ainda existe. Não foi descartada”, revelou Mota.   

CURRICULUM VITAE Nascido em 1945, na cidade de Colmar, na França, formou-se em 1975 pela Faculdade de Medicina de Estrasburgo. 

A mesma que trabalhou Louis Pasteur. Fez residência cirúrgica no Hospital da Universidade de Estrasburgo de 1976 a 1982. Foi nomeado professor de cirurgia torácica e cardiovascular em 1989 e foi chefe do Departamento de Cirurgia Torácica de 1996 a 2013. Desde 2014 é consultor em Cirurgia Torácica do Hospital Universitário Cochin, em Paris, e possui mais de uma centena de publicações em revistas médicas internacionais. 

Também é membro de várias sociedades europeias de sua especialidade e há 25 anos tem interesse particular nos procedimentos de reconstrução da parede torácica em situações adversas como trauma, deformidades congênitas ou adquiridas e neoplasias. 

Fonte:http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário