Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

1º Congresso do Justiça e Escola vai reunir educadores de 19 municípios dias 27 e 28 em Parnamirim



Com a presença estimada em cerca de 500 educadores, professores e autoridades da área de ensino de 19 municípios potiguar, será aberto no dia 27 de novembro, às 18h, o 1º Congresso Estadual do Programa Justiça e Escola, no Teatro Vereador Paulo Barbosa, em Parnamirim. 
A conferência inaugural do evento é do professor Walter Pinheiro Barbosa Júnior, às 19h, com o tema “Educação, Gestão Democrática e Valores Éticos na Escola”, em mesa coordenada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino.
Para a coordenadora geral do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais do TJRN (Naps), desembargadora Zeneide Bezerra, o evento marca o momento de maturidade do programa e consiste em oportunidade para que cada município participante apresente os resultados e conheça novas visões nesta área, o que auxiliará no aprimoramento da educação cidadã e dos seis pilares transmitidos a professores e estudantes: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania.
O evento terá a presença da especialista na implantação da metodologia “O Caráter Conta”, a educadora catarinense Susanna Bender, que implantou esta perspectiva educacional na cidade de Joinville. 
A metodologia foi criada na Universidade da Virgínia, Estados Unidos, em 1993, pelo professor Michael Josephson, para disseminar a educação ética entre as crianças daquele país. 
No Brasil, a iniciativa começou pelos estados de Santa Catarina e Minas Gerais, sendo trazida pelo TJ potiguar para o Rio Grande do Norte em 2007, e desde então já capacitou mais de 4 mil professores e foi multiplicada para cerca de 500 mil alunos.
Programação
Na manhã da sexta-feira, 28, acontece às 8h30, o primeiro painel do congresso, sobre as “Perspectivas da Metodologia: O Caráter Conta”, com a professora catarinense Susanna Bender e o juiz de Direito, Luiz Carlos Negrão (TJMG), tendo como presidente da mesa, a professora Luzia Valentim, da Secretaria Municipal de Educação de Natal. 
Em seguida, às 10h20, é a vez da apresentação do tema “Escola Pública: Práticas Pedagógicas Emancipadoras”, com a painelista Cláudia Santa Rosa, do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), e coordenação da secretária de Educação de Parnamirim, Vandilma Oliveira.
O juiz coordenador estadual da Justiça da Infância e Juventude, José Dantas de Paiva, e o promotor de Justiça, Raimundo Sílvio Dantas Filho, tratam a partir das 14h10, das “Contribuições da Escola e da Família na Formação de Crianças e Adolescentes”, no terceiro painel do dia, presidido pelo juiz José Undário de Andrade, coordenador executivo do Justiça e Escola. 
O congresso será encerrado com atividade motivacional, a cargo do palestrante Jussier Ramalho, às 15h40.
Municípios
O Justiça e Escola já foi realizado junto a professores e estudantes das redes de ensino dos municípios de Natal, Ceará-Mirim, Assú, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Alto do Rodrigues, Pau dos Ferros, Itajá, São Tomé, Tangará, Nova Cruz, Afonso Bezerra, Maxaranguape, Vera Cruz, Serra Caiada, Macaíba, Santana do Matos, Monte Alegre, Santa Cruz.
Fonte:http://www.tjrn.jus.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário