Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Presidente Kennedy alcança maior Ideb entre escolas estaduais do RN



Ter um bom desempenho no índice que mede o nível da educação básica escolar, é meta de muitas escolas da rede pública de ensino. Esse objetivo já é realidade para a equipe gestora e pedagógica da Escola Estadual Presidente Kennedy. 

Localizada no bairro Lagoa Nova, a escola saltou de 2.6 (2005) para 6.9 (2013) na avaliação do Ideb, conquistando o posto de melhor escola estadual de educação básica. 

Atendendo mais de 350 crianças, Gorete Nobre, diretora da escola, atribui como uma das causas da boa nota o envolvimento que todos os servidores têm em oferecer uma educação de qualidade aos alunos.

 “O Ideb só aumenta com compromisso e envolvimento na aprendizagem dos alunos. É uma grande responsabilidade para nós”. 

Para a diretora, os recursos humanos são o mais importante para educar. 

“Professores motivados e consciente do seu papel, aliado a isso, uma infraestrutura que beneficia as técnicas de aprendizagem, contribui para uma educação melhor”. 

A escola oferece sala de vídeo, laboratório de informática e sala de leitura para os estudantes. Há um década sendo diretora da escola, Gorete conhece bem desafios e metas da escola. 

Para ela, os resultados positivos são fruto de um projeto de ensino muito bem definido. onde “cada funcionário dessa escola tem pleno conhecimento do que deve fazer durante o horário de trabalho”, acrescentou. 

A gestora reforça que todos os avanços que a escola teve nos últimos são fruto de um trabalho participativo de mestres, pais e alunos. 

A professora Ângela Gomes tem plena consciência disto. 

Ela leciona há trinta anos, nove deles no Kennedy. Sua turma, 4º ano, será a responsável pela nota da escola na próxima medição do Ideb. 

“[A responsabilidade] chega a arrepiar, mas o mais importante não é a nota, e sim o caminho que leva ao resultado. 

O importante é conseguir resultados significativos não só para a escola, mas também para o aluno”, revelou a professora. 

A excelência do ensino é traduzida na simplicidade da fala de Dênive Caio Rodrigues, estudante do 4º ano, com nove anos de idade. 

Seu dia a dia resume-se a uma intensa jornada de atividades recreativas e escolares, permanecendo das 7h ás 16h na escola. 

“Sou feliz por estudar aqui. De manhã eu tenho aula e a tarde faço letramento e numeração. 

E ainda tem o futebol, meu esporte favorito”, disse Dênive durante a aula de língua portuguesa. 

Assim como a Escola Estadual Presidente Kennedy, outras instituições de ensino alcançaram um bom desempenho na capital do Estado.  

Com nota 5,7, a Escola Estadual Berilo Wanderley é a segunda melhor escola em ensino fundamental, empatada com a Hegesippo Reis, que também divide o posto. Na sequência aparece a Escola Estadual Dr. Maia Neto (Ideb 5,3), Joaquim Torres (5,2), Newton Braga, Ambulatório Padre João Maria (ambas com 5,1) e a General Antônio Santos Rocha (5,0).  

Preocupados com o ensino que se concretiza fora das salas de aula, a presença de pais de estudantes na escola é uma rotina diária. Bimestralmente, pais invertem a posição dos filhos e ocupam os bancos das salas de aula, para conhecerem de perto as disciplinas, metodologias e profissionais que atuam com seus filhos. 

“Tenho orgulho de ter meu filho numa escola pública de qualidade. 

Toda mãe busca o melhor e aqui se tem a formação básica e qualificada que meu filho necessita”, revelou Simone Aragão, dona de casa e mãe de Victo Aragão, 8 anos, estudante do 5º ano. 

Assecom Educação

http://www.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário