Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cortejo da Liberdade sairá às 19h

                                                              Foto:vozdeareiabranca.com.br


30 de setembro de 1883. Foi essa a data em que Mossoró libertou seus escravos, antecipando-se, em cinco anos, à lei assinada pela princesa Isabel e chamada de Lei Áurea. Mas a questão do 30 de setembro não remete somente à libertação dos escravos. São outras formas de liberdade, como o voto feminino, o motim das mulheres – este resultante de um movimento feito por mães e esposas que não queriam que seus filhos e maridos fossem à guerra. E, é nesse clima de conquistas asseguradas, de direitos conquistados, que o segundo município do Rio Grande do Norte comemora, todos os anos, o dia 30 de setembro, transformando-o em feriado municipal e que culmina com apresentação de desfile abordando temática ligada às formas de liberdade; todas elas.
Como em anos anteriores, o chamado Cortejo da Liberdade passará pela Avenida Alberto Maranhão. O desfile será iniciado às 19h, conforme anúncio feito pela Secretaria Municipal de Cultural. O cortejo apresentará dois momentos: o primeiro se voltará ao desfile cívico e militar, no qual se verá a estrutura da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes penitenciários federais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil, maçonarias, escoteiros e desbravadores.
A segunda parte se volta ao cortejo cultural. De acordo com informações publicadas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mossoró, cerca de mil crianças e adolescentes que integram as redes municipal e estadual de ensino participarão. O ensaio geral foi realizado no último sábado, 27.
Tradicionalmente, o Cortejo da Liberdade se divide entre os pontos que marcaram a história de Mossoró: libertação dos escravos, motim das mulheres, voto feminino e resistência ao bando de Lampião. Pela ordem cronológica, a apresentação cultural do cortejo será Abolição da Escravatura (1883), Resistência a Lampião (1927), Voto Feminino (1929) e Motim das Mulheres (1875).
O Cortejo da Liberdade encerra a programação de uma série de atividades realizadas ao longo da semana que passou. Um deles foi o “Seminário Novas Liberdades”, que contou com a participação da ministra da Cultura, Marta Suplicy – que ministrou palestra no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.


Fonte:http://www.defato.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário