Páginas

sábado, 23 de agosto de 2014

Visita a navio é opção de programação para família natalense




A família natalense tem uma nova opção de programação para este final de semana. O navio oceanográfico da Marinha do Brasil, chamado Antares, está atracado no porto de Natal, aberto para visitas, nas tardes deste sábado e domingo, das 14h às 17h, entrada gratuita. Um passeio que atrai especialmente a curiosidade das crianças, que tem a oportunidade de conhecer por dentro uma embarcação oficial.

O Antares é essencialmente para desenvolvimento de pesquisas na área de mar do Brasil. Neste ano, ele já atracou por duas vezes em Fortaleza e está desde quinta-feira, 21, em Natal. Nesta segunda-feira, 25, ele volta ao alto mar, e depois segue viagem ao Rio de Janeiro.

A escolha de atracar em Natal, segundo o imediato do navio, Costa Junior, é estratégico, já que há bóias da pesquisa localizadas entre Natal e Fortaleza. E no RN, tem representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), interessados diretamente nos resultados das observações.

Nestes últimos meses, o Antares está participando está participando da Comissão Pirata BR-XV: Previsão e Pesquisa no Atlântico Tropical por meio de rede de Bóias Meteo-oceanográficas, que coletam dados oceanográficos e meteorológicos, como temperatura, salinidade, condutividade, pressão.

Este ano a Comissão iniicou no dia 10 de julho com data prevista para término em 4 de setembro, quando o navio retorna ao seu porto sede, na cidade de Niterói – RJ. Para as atividades, a embarcação conta com uma tripulação de 74 militares da Marinha do Brasil.

Para Diogo Paulo, 12, a visita foi mais do que um passeio, mas serviu para seu aprendizado. “Conheci coisas que nem sabia que existia”, disse em referência ao material utilizado para as pesquisas. O interesse do garoto pela natureza – ele almeja ser biólogo – também foi decisivo para o sentimento após sair do local. “Foi emocionante”.

Seus pais já haviam feito uma visita semelhante, mas “o outro era veleiro”. “Agora tivemos a chance de conhecer um navio oficial. Além da curiosidade em saber como trabalhavam”, contou Izoneide Costa, operadora de telemarketing, acompanhada do esposo, Domingos Silva.

Guiados por um oficial da Marinha eles visitaram os principais pontos da embarcação. Iniciando pela proa, espaço a frente do navio, onde fica a máquina de suspender – espécie de conjunto de âncoras para estabilizar o navio. Depois foram ao Passadiço, onde fica a estação de manobra do navio. E seguiram até o convés, local onde estão todos os materiais da pesquisa.

Este é, basicamente, o roteiro de visita da embarcação. Sempre recheado de informações e disposição para corresponder as curiosidades dos visitantes. Hoje, sábado, a vista é até às 17h. No domingo, de mesmo modo, as visitas são das 14h às 17h.

Fonte:http://tribunadonorte.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário