Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2014

MANIFESTAÇÕES PREOCUPAM EQUIPE DE SAÚDE EM NATAL DURANTE A COPA


A Arena das Dunas, em Natal, será palco de quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo.
Segundo o Ministério do Turismo, 172 mil visitantes devem visitar a capital potiguar durante esse período.
Planos de contingência para acidentes e ocorrências envolvendo agentes químicos, biológicos e nucleares já foram desenvolvidos, mas o que tem preocupado as equipes de saúde é a possibilidade de protestos violentos durante o Mundial.
Nas proximidades da Arena das Dunas e da Fifa Fan Fest, as unidades básicas de Saúde da Candelária e de Brasília Teimosa funcionarão com horário estendido, das 7h às 22h.
Um posto médico avançado será montado em terreno ao lado da Fan Fest, na Praia do Forte, e vai funcionar durante todo o Mundial, das 10h às 22h.
Uma unidade de suporte avançado, considerada UTI móvel, duas ambulâncias de suporte básico e uma unidade especial para incidentes com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares ficarão perto do estádio.
Nos dias de jogos, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão mobilizadas três horas antes das partidas e permanecerão de prontidão até três horas depois do final das competições.
Segundo a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Márcia Pellense, a Unidade de Pronto-Atendimento Cidade Esperança, perto da arena, vai reforçar o atendimento nos casos de trauma.
Enquanto que o Samu terá dez ambulâncias de suporte básico e quatro de suporte avançado para atender a ocorrências da Copa.
A unidade de referência para grandes traumas é o Hospital Estadual Walfredo Gurgel, a 5 quilômetros da Arena das Dunas.
O hospital terá um centro de gerenciamento de crises, com profissionais preparados para realizar a triagem dos atendimentos, recrutar reforços e enviar comunicados aos órgãos competentes.
O pronto-socorro poderá receber até 50 pessoas além de sua capacidade diária de 300 pacientes.
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) montará oito postos médicos na Arena das Dunas e terá 150 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas para fazer o atendimento de emergência.


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário