Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2014

Touros e Rio do Fogo defendem uso comum dos Parrachos


Na manhã desta quinta-feira (20) estiveram reunidos no Ecoposto da praia de Maracajaú, representantes do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema - e representantes dos municípios de Touros e Rio do Fogo para tratarem do uso comum dos parrachos pelas duas comunidades.

Representando o município de Touros compareceram a reunião, o representante da prefeitura, Luiz Penha, o representante da Câmara Municipal e Presidente da casa legislativa, Diego Cavalcanti, o representante da Colônia de Pescadores, a Presidente Marinalva da Silva, os empresários Marco Polo, Flávio Ribeiro, Flávio Ricardo e Anselmo Barros.

Representando o município de Rio do Fogo compareceram a reunião, o vice-prefeito, Gilmar Miranda, a Secretária de Meio Ambiente, Carla Rodrigues, o Secretário de Turismo, Junielson Gomes, o Secretário de Pesca, Hagaci Virgínio, empresário Túlio Paiva, o Presidente da Colônia de Pescadores, Manoel Lourenço e pescadores de ambas as comunidades.
A reunião foi fruto de discussões que já vêm ocorrendo desde o dia 11 de março, quando representantes de Touros se reuniram no Centro de Turismo da cidade, para definirem qual o posicionamento do município, quanto ao uso dos parrachos.
Iniciativa do mesmo porte foi tomada pelos representantes de Rio do Fogo, que realizaram diversas reuniões com segmentos da comunidade para discutirem o tema.

Ontem à noite, os representantes do município de Touros se encontraram na Câmara Municipal de Rio do Fogo, com os representantes do respectivo município, e chegaram à conclusão de que os p
arrachos devem ser de uso comum das duas localidades, já que os frutos dessa decisão serão benéficos para a economia e o crescimento turístico de ambas as praias.
Na reunião com os representantes do Idema (Maria José e Ana Luísa) após muitos questionamentos, ficou definido que os técnicos do órgão irão analisar as solicitações de ambos os municípios, quanto ao uso comum dos parrachos, a permissão para a exploração por parte dos empresários de Rio do Fogo, bem como o aumento das cotas, já que há demanda para justificar o aumento e o incremento turístico.

O órgão ficou de dar uma resposta aos respectivos representantes, na próxima reunião ordinária do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais – APARC, que ocorrerá no dia 24 de abril.
Fonte: http://www.touros.rn.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário