Páginas

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Sesap alerta sobre importância do cartão de vacinação



A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual de Imunização, orienta a população sobre a importância de se manter em dia o cartão de vacinação e de armazená-lo como se faz com os outros documentos oficiais, como identidade, CPF e habilitação.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Francisca Santos, “o cartão de vacinação, além de possibilitar o controle das vacinas que se precisa tomar ou reforçar, é indispensável para viajantes em trânsito internacional ou que se deslocam às áreas endêmicas.

A falta da vacina e de sua comprovação pode impedir o embarque no avião e, caso o indivíduo consiga chegar ao destino desejado, corre risco de ser deportado, o que causa muito mais transtorno e prejuízo. Além disso, o cartão de vacinação é um documento exigido por empresas no processo de admissão”.

A coordenadora explica que não há no país uma cultura de se tratar o cartão de vacinação como um documento oficial. As pessoas participam das campanhas de vacina, recebem o documento, mas não guardam com o devido cuidado e, às vezes, até o perdem. Quando se deparam com outras ações de mobilização do Programa de Imunização vão aos postos de saúde e, muitas vezes, tomam a mesma vacina.

Assim, terminam fazendo uso indiscriminado do insumo e correm o risco de ser alvo de efeitos adversos. Para facilitar a vida da população quanto ao monitoramento de suas vacinas, o Ministério da Saúde disponibiliza para quem possui smartphones e tablets que utilizam o sistema operacional Android 2.2 ou superior, o aplicativo Vacinação em Dia.

O aplicativo, que pode ser encontrado para download no Google Play e na Apple, é capaz de gerenciar até dez cadernetas de vacinação. O usuário, além de cadastrar as informações, poderá ficar atualizado sobre o calendário vacinal oferecido no Sistema Único de Saúde. É possível que o usuário marque a data da última imunização e agende a próxima, podendo receber lembretes sobre as campanhas sazonais de vacinação do Ministério da Saúde.

Quem não possui esse aplicativo e quer resgatar seu histórico de vacinas, pode buscar as informações no posto de saúde onde costuma se imunizar. O cartão de vacinação é um documento indispensável durante o desenvolvimento de uma criança.

Depois dos 15 anos de idade, quando termina o calendário oficial de vacinação, muitas pessoas se esquecem que devem continuar a ser imunizadas contra uma série de doenças. Por isso, os adultos também precisam manter em dia suas vacinas  

Assessoria Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário