Páginas

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Governo do Estado apoia I Mostra de Cinema e lançamento de livro sobre São Miguel do Gostoso



O município de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Estado, vai ter um final de semana cultural intenso a partir da próxima sexta-feira (22). Nesta data, será aberta, a partir das 19h, a I Mostra de Cinema da cidade, realizado com apoio da lei estadual de cultura Câmara Cascudo. 

Serão exibidos, até o dia 26, 51 filmes nacionais selecionados por 45 alunos do Curso de Formação Técnica e Audiovisual, ministrado no município pela Heco Produções e Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania (CDHE). 

Moradores de diversas comunidades rurais de Gostoso, os jovens-cineastas contam com apoio dos ônibus escolares distribuídos pelo Governo do Estado para frequentar as aulas ministradas nos últimos três anos na sede do município pelo cineasta Eugênio Puppo e equipe no turno inverso das atividades regulares. 

Os filmes serão apresentados, em sua grande maioria, na Praia do Maceió, onde será instalada uma tela de cinema ao ar livre na areia. O melhor longa e o melhor curta serão escolhidos em votação pela população e receberão o Prêmio Luis da Câmara Cascudo. 

Também na sexta-feira (22), às 17h, será lançado na sede do Iasnin (Instituto de Ação Social e Cidadania Nilo e Isabel Neri) o livro “Cabeças do Vento” (Post Editora, 170 págs.), do jornalista Emanuel Neri. Editado pelo jornalista Paulo Araújo, secretário de comunicação do Governo do Estado, o livro tem prefácio do jornalista Xico Sá, da Folha de São Paulo, e conta a história do município a partir do relato familiar da família Teixeira Neri. 

A idéia do livro surgiu quando o jornalista Emanuel Neri, potiguar com passagem pelas redações da revista Veja, jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, além da direção de comunicação do grupo Telefônica, recolheu depoimentos e anotações da matriarca da família, Isabel Neri, de 83 anos. Ela escreveu, em vários cadernos, relatos e memórias sobre os 54 anos em que viveu com seu o marido, além do esforço para criar os 15 filhos do casal.

“Cabeças do Vento” fala das três fases de desenvolvimento de São Miguel do Gostoso: o turismo de lazer, com as primeiras pousadas, o kitsurf e o windsurfe – a cidade é um dos melhores pontos do pais para este tipo de esporte – e finalmente a energia eólica. 

O livro também fala da emancipação de São Miguel do Gostoso do município de Touros e das primeiras ações para disciplinar urbanisticamente a cidade e desenvolver o turismo local, transformando-o no terceiro maior polo turístico potiguar – atrás apenas de Natal e de Pipa. 

Nesta quarta-feira, 20, o portal UOL publicou mais um álbum fotográfico de Canindé Soares sobre o turismo do Rio Grande do Norte, contemplando exatamente a praia de São Miguel do Gostoso. 

O ensaio fotográfico de Canindé Soares, o quarto publicado pelo UOL nos últimos dois meses, pode ser visto no link:http://viagem.uol.com.br/album/guia/2013/11/04/sao-miguel-do-gostoso-tem-belas-praias-esportes-e-curticao-dia-e-noite.htm

SERVIÇOS
Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso

De 22 a 26 de novembro, praia de Maceió, entrada franca


Outras informações sobre a I Mostra de Cinema de São Miguel do Gostoso podem ser obtidas no link:

http://www.mostradecinemadegostoso.com.br/ 


Lançamento do livro “Cabeças do Vento”, de Emanuel Neri

Sexta-feira, 22, a partir da 17h, na sede do Instituto IASNIN, centro de São Miguel do Gostoso


Mais informações sobre o livro “Cabeças do Vento” podem conferidas no link:

http://nobalacobaco.blogspot.com.br/

Por Assecom-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário