Páginas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Governo do RN propõe nomeação de 100 policias civis até primeiro semestre de 2014 Por Redação Assecom



Em uma rodada de negociações realizada com o Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol), o Governo do Estado apresentou uma pauta com seis pontos na tarde desta terça-feira (3), na Governadoria. Os compromissos do Executivo Estadual contemplam a retirada imediata de todos os presos das delegacias, nomeação de 100 policiais até abril de 2014, para atender à criação da Divisão de Homicídios, aquisição de armamento, colete e algemas e, de outubro de 2013 em diante, a nomeação de uma equipe policial (delegado, escrivão e três agentes de Polícia Civil), além da contratação de auxiliares de serviços gerais para as unidades policiais e retorno dos servidores à disposição.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, algumas da medidas apresentadas ao Sinpol já vêm sendo cumpridas, como é o caso da retirada dos presos. Como parâmetro, o titular da pasta citou que no início do Governo cerca de 400 presos estavam detidos em delegacias, mas o número atual é de apenas 27.

O secretário também falou que a convocação dos novos policiais será importante para o fortalecimento do Programa Brasil Mais Seguro, ação dentro do programa Brasil Federal, que prevê a criação de uma Divisão de Homicídios no Estado. “A redução da criminalidade e a taxa de homicídios é algo focal. Entendemos que a segurança pública não tem como avançar sem a Divisão de Homicídios”, declarou.

Entretanto, o secretário observou que a crise financeira vivenciada por todos os estados do Brasil dificultam outras medidas. “O RN não está fora do contexto da crise e a Lei de Responsabilidade Fiscal dificulta que o Governo do RN contrate mais policiais. Pedimos que haja compreensão porque estamos passando por uma crise. Tenho certeza que vamos conseguir avançar e fazer os policiais civis, que em conjunto com os servidores do ITEP, são extremamente importantes no contexto da segurança pública do Estado”, finalizou.

Além de Aldair da Rocha, a reunião teve a participação do secretário Chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado; do controlador Geral do Estado, Anselmo Carvalho; do consultor Geral do Estado, José Marcelo Ferreira; do delegado Geral da Polícia Civil, Ricardo Sérgio; dos deputados estaduais Getúlio Rêgo, Márcia Maia, Fernando Mineiro, e representantes dos Sinpol e Adepol.

Por Redação Assecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário