Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Caicó será sede do Legislativo do RN


 A Assembleia Legislativa do RN se instala em Caicó, região do Seridó,  nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/9), na Câmara Municipal, como ação do projeto Assembleia Itinerante, de interiorizar o trabalho dos parlamentares e aproximar a Casa ainda mais da população.
A programação tem início às 9h30 com a sessão solene de instalação. Na solenidade serão homenageados com a medalha do mérito legislativo os ex-governadores Dinarte Mariz e Monsenhor Walfredo Gurgel (in memoriam) e também o empresário Flávio Rocha. Por proposição do deputado Vivaldo Costa (PR) haverá entrega de título de cidadão norte-riograndense ao poeta Sebastião José da Silva.
Após a sessão solene, será realizada sessão plenária, com previsão de início às 10h30. Na programação da Assembleia Itinerante será realizada audiência pública para discutir o Pró-Sertão, projeto que prevê a instalação de 360 fábricas de pequeno porte no interior do Estado. O debate é uma proposição de Vivaldo.
Na quinta-feira está prevista uma visita dos deputados ao monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, diretor do Colégio Diocesano Seridoense, às 8h, e em seguida ao Hospital Regional de Caicó.
“Em 2006 estivemos na cidade e é com muita alegria que a Assembleia retorna a esta importante cidade do Seridó”, disse o presidente Ricardo Motta.
 
Cultural
            Na noite da quarta-feira (20h) também acontece o projeto Assembleia Cultural, com tributos a Dominguinhos e Elino Julião, na Ilha de Santana. O projeto é realizado há dez anos como forma de valorizar os artistas da terra e em Caicó terá shows do sanfoneiro Rodolfo Lopes, Elino Julião Júnior e Amazan.
 
Pró-Sertão
A indústria Guararapes se prepara para fixar 300 pequenas facções têxteis, e a Hering, outra empresa do setor, pretende instalar 60 unidades fabris no RN. A previsão inicial é de que o Pró-Sertão consiga gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos, produzindo 150 mil peças por dia.
De acordo com levantamento feito pelas instituições parceiras, o RN pode atingir, no período de 2013 a 2018, uma ampliação mercadológica significante no setor de confecções. O projeto ainda também está focado na qualificação da mão de obra produtiva e na melhoria da gestão empresarial, por isso, o Pró-Sertão irá receber um apoio articulado por parte de instituições parceiras como Sebrae/RN, FIERN, Fecomércio e Banco do Nordeste.
 
AL Cidadã
            Em paralelo às atividades da AL Itinerante, acontece na quarta e quinta-feira a Assembleia Cidadã, levando ações de cidadania à população de Caicó e cidades vizinhas. Serão oferecidos 30 serviços gratuitos, disponíveis na estrutura montada pelo evento na Ilha de Sant`Ana.
Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 serão oferecidos serviços de retirada de documentos, atendimento médico, recreação infantil, saúde bucal, corte de cabelo, entre outros. Em paralelo, serão ministradas oficinas educativas e de capacitação nas escolas municipais, nos dois dias do evento.
As oficinas de sabonetes artesanais, plantas medicinais, de sabão ecológico e de leitura e contação de histórias acontecerão na Escola Municipal Ivanor Pereira. Nas salas da Escola Municipal Presidente Kennedy, serão ofertadas a oficina do Proerd sobre combate às drogas e a oficina de Educação para a saúde. Criada em 2006, a Assembleia já beneficiou mais de 300 mil pessoas. 

Por AssecomALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário